26.7 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Dúvida cruel

- Publicidade -

16/04/2013 06h19

Conjuntura – Williams Araújo

Dúvida cruel

O deputado estadual Diogo Tita (PSB) está autorizado pela Justiça Eleitoral de Mato Grosso do Sul a assumir a prefeitura de Paranaíba. Mas o prefeito cassado ainda tem instância superior para recorrer. Para tomar posse no cargo, Tita terá que renunciar ao mandato de deputado.

Entretanto, se o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) mantiver o prefeito no cargo, Tita perderia não só o mandato de deputado, mas também o de prefeito. Ou seja, mais complicado impossível.

No ar

O prefeito Alcides Bernal (PP) não confirmou, mas deixou transparecer que a Capital poderá adotar a internação involuntária de dependentes químicos, fato que já ocorre nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Essa questão teria sido tratada com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, por ocasião de sua última viagem a Brasília.

Ainda na Capital Federal o prefeito tratou também de assuntos relacionados aos problemas causados pelas chuvas e de recursos para o lançamento de novas obras.

Mais apoio

Bernal deve contar nos próximos dias com uma base de apoio mais consistente na Câmara de Vereadores. Ele deve conversar com parlamentares que agem de maneira independente na Casa e até com os da bancada tucana, que foram parceiros no início da administração.

O objetivo de Bernal é contar com um mínimo necessário de vereadores para emplacar projetos do Poder Executivo. Só devem ficar fora do tête-à-tête os vereadores peemedebistas.

Sobrevivência

PPS e PMN devem se fundir no país com o objetivo de garantir porcentagem mínima de votos prevista na cláusula de barreira partidária. A fusão de ambos deve fortalecer a nova sigla a ser criada e aumentar sua representatividade em Mato Grosso do Sul.

Hoje os dois partidos contam com uma prefeitura cada e podem chegar a três com Diogo Tita (PPS), que deve assumir em breve o município de Paranaíba.

Sonho

O secretário de Obras do Estado, Edson Giroto, deve participar de audiência Pública na Câmara de Vereadores de Aquidauana que trata da pavimentação da BR-419. Essa estrada faz a ligação entre as cidades de Aquidauana, Rio Negro e Rio Verde de Mato Grosso, na região Norte do Estado.

O secretário prometeu convidar os integrantes da bancada federal para participar da reunião. No entanto, a data do evento está condicionada à agenda do secretário.

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights