18.5 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Pimenta no olho dos outros…

- Publicidade -

09/03/2015 06h33

[email protected]

Informe C – Cicero Farias

Pimenta no olho dos outros…

A ministra da Agricultura, Kátia Abreu reafirmou que a mistura do etanol anidro à gasolina está fixada em 27% e não vai ultrapassar este limite. Na semana passada, seis governadores, entre eles o Reinaldo Azambuja (PSDB), disse que iriam lutar para que a mistura chegasse a 30%, para ajudar as usinas. O governo, segundo a ministra, está fazendo a sua parte na busca de soluções para os problemas do setor sucroenergético e atendeu os governadores com a recriação do imposto sobre os combustíveis (CIDE) e aumento do percentual da mistura do álcool à gasolina.

… é refresco

Mas a redução na alíquota do ICMS, um imposto estadual, os governadores não falaram. A sugestão da ministra é que eles avaliem a possibilidade de reduzir o tributo que, em alguns Estados como é o caso de São Paulo, atinge 29% sobre os produtos do setor sucroenergético. Em Mato Grosso do Sul o ICMS é de 25% no etanol. Até agora, Azambuja só falou em reduzir um pouco esse imposto sobre o óleo diesel.

Previsto

Causou alvoroço político na noite de sexta feira a citação do nome do deputado federal Vander Loubet (PT) que será investigado pelo STF por suspeita de envolvimento com o ‘propinoduto’ da Petrobras. Havia boatos por semanas sobre a possível citação de Loubet no esquema, o que ele chegou a negar à imprensa. Pelo menos, de Mato Grosso do Sul apenas ele entrou na lista, já que em escândalos o Estado é sempre envolvido. Já o inquérito contra o senador Delcídio do Amaral (PT-MS) será arquivado.

Nada sabe

No sábado, Vander Loubet (sobrinho de Zeca do PT) informou que foi com “extrema surpresa quanto à citação de meu nome no pedido de abertura de inquérito junto ao Supremo Tribunal Federal, pelo procurador-geral da República no procedimento oriundo da denominada Operação Lava Jato.” Disse desconhecer “em quais circunstâncias meu nome foi envolvido na referida investigação… O que posso garantir é que minha atuação político-parlamentar é pautada pela honestidade, seriedade e responsabilidade, especialmente com a população de Mato Grosso do Sul.”

Reforço

A primeira Vara de Medidas Protetivas do Brasil vai funcionar em Campo Grande. Atualmente, o setor é identificado como 3ª Vara da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher. A inauguração será hoje, segundo informou o Tribunal de Justiça do Estado.

Reação

As entidades ligadas ao PT decidiram reagir e estão organizando manifestação de apoio ao Governo. O ato será liderado pela CUT (Central Única dos Trabalhadores) e pela Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação), informou o Campo Grande News. A passeata está prevista para sexta-feira, dia 13, às 9h, na Praça do Rádio Clube. O grupo não vai defender, oficialmente, a presidente Dilma. No entanto, as bandeiras são as mesmas da petista: reforma política, fortalecimento da Petrobras e combate à corrupção.

Troco

A manifestação dos petistas será dois antes da mobilização da oposição que promete fazer atos em todo o País, no dia 15, inclusive em Dourados e Campo Grande. Aqui o protesto será na Pra Antonio João e, desta vez, promete levar centenas de descontentes às ruas.

É a vida

Aos 22 anos, em 1992, Lindbergh Farias percorria o país convocando milhares de pessoas para exigir o impeachment do presidente Fernando Collor. Ex-cara pintada e ex-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), construiu sua carreira política como jovem líder dos protestos, lembrou o jornal O Globo. E 23 anos depois, ironia do destino: hoje aliados, estão incluídos na apuração de desvios de recursos da Petrobras.

INFORME CURURU

Se tudo que vai volta,
acho que meu dinheiro
se perdeu no caminho.

BATE REBATE

** Tiradentes, nos tempos da inconfidência, disse: “Se todos quisermos, poderemos fazer deste país uma grande nação. Vamos fazê-la”.

** As servidoras que trabalham no Parque dos Poderes receberam uma homenagem pelo Dia Internacional da Mulher. Cada uma recebeu um chocolate com uma hashtag, em nome do governador.

**O governo excluiu 5,8 milhões de famílias do programa tarifa social de energia, quase metade dos beneficiados. O programa concede desconto na conta de luz de famílias com renda per capita de até meio salário mínimo.

** Chega às bancas essa na semana, a Playboy com o ensaio da corumbaense Tatiane Cunha Cravinho, 36 anos, ex-namorada do ex-presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Ricardo Teixeira.
** “Acabaram-se as mentiras, as injustiças, as hipocrisias… O bem sempre vence o mal. Eu voltei”, publicou o senador Delcídio do Amaral (PT) depois e ficar de fora da Lava Jato.

Pimenta no olho dos outros...

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Carta de convocação

- Publicidade-