14 C
Dourados
sábado, 20 de abril de 2024

Quem é quem na nova CPI

- Publicidade -

09/02/2015 06h34

[email protected]

Informe C – Cicero Farias

Quem é quem na nova CPI

A abertura de uma nova CPI para investigar a Petrobras não teve apoio geral da bancada de deputados federais de Mato Grosso do Sul. Pelo contrário: assinaram pela sua criação somente Tereza Cristina Dias (PSB), Luiz Henrique Mandetta (DEM) e Geraldo Resende (PMDB). Contrários, Carlos Marum (PMDB), Zeca do PT, Vander Loubet (PT) e Dagoberto Nogueira (PDT). O oitavo deputado seria Marcio Monteiro (PSDB) que está licenciado e o suplente Elizeu Dionízio (SD) ainda não assumiu. Geraldo, com seu gesto rebelde, avisou que não quer saber de indicar nenhum cargo federal no Estado para continuar com essa postura independente. A oposição conseguiu coletar 186 assinaturas de deputados, incluindo os da base aliada como o Geraldo, e apresentou requerimento de criação da nova CPI na Câmara. Eram necessárias 177 assinaturas.

Experiência

O ex-deputado federal e jornalista em Campo Grande, Sérgio Cruz comentou que a “essência do Plano Real: não gastar mais do que arrecada. O Lula seguiu a receita tucana, com a expansão do superávit primário. A Dilma preferiu o atavismo do Plano Cruzado, congelando preços e abrindo mão de receitas. Deu no que está dando”…

Galo missioneiro

Uma das raras vozes dissonantes ao discurso oficial da direção do PT de defesa do tesoureiro João Vaccari Neto das acusações de corrupção o ex-governador gaúcho Olívio Dutra afirmou na ao jornal Zero Hora de sexta-feira que o partido “já deveria” ter expulsado Vaccari da sigla e decretou: “O PT caiu na vala comum dos outros partidos.” Olívio faz parte da oposição interna do partido ao grupo político que comanda o diretório nacional e já se manifestou publicamente reiteradas vezes contra a proteção do PT aos envolvidos no escândalo do mensalão.

Gorou

A Famasul perdeu ação judicial em que pedia condenação do procurador da República em Dourados, Marco Antônio Delfino de Almeida, por fazer recomendação, em 2010, para que bancos não concedessem empréstimos para projetos em 39 áreas indígenas demarcadas no estado. A Constituição Federal determina que áreas oficialmente reconhecidas pelo Governo Federal como território indígena ou que estejam em trâmite judicial não poderiam servir de garantia para o débito.

Fogo

O incêndio não se apaga no Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Dourados que pode começar a semana sem direção, porque novo recurso judicial está sendo analisado contra as decisões da assembleia extraordinária realizada na sexta-feira, quando a categoria escolheu nove integrantes para administrar interinamente a entidade. Uma liminar concedida pela juíza Daniela Vieira Tardin, impediu a posse da nova diretoria eleita, presidida por Gleice Jane Barbosa, em novembro de 2014. Para o petista e professor Ênio Ribeiro, a “oposição sindical, embora esteja fazendo uso de um direito constitucional, carece de legitimidade, tendo em vista que todas as decisões tomadas no Simted no processo eleitoral foram referendadas em diversas assembleias.”

Escancarou

O Tribunal de Justiça divulgou, na sexta-feira o teor da ação penal proposta pelo Ministério Público do Estado contra o prefeito de Campo Grande, Gilmar Olarte PP) e mais duas pessoas. Olarte assim como os outros foram denunciados por suposta prática de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Segundo desembargador Luiz Claudio Bonassini da Silva, o objetivo de tornar pública a ação, quebrando o segredo de justiça inicialmente imposto, é para pôr fim às especulações que cercam o caso. Muitas informações equivocadas ou inexistentes no caso estariam sendo divulgadas.

INFORME CURURU

Você acha que não é
viciado em nada, até
ficar sem energia elétrica

BATE REBATE

** O Gaeco investiga a suspeita de que a quadrilha montada na Fundação de Cultura do Estado cobrava 30% de propina, que eram divididos entre os funcionários públicos e o contador. A porcentagem é três vezes superior ao cobrado pelos outros corruptos, informou o Campo Grande News.

** O governador paulista Geraldo Alckmin (PSDB) assinou um acordo de cooperação com o Tribunal de Justiça para implantação da “Audiência de Custódia”. A medida torna obrigatória a avaliação de um juiz, em até 24 horas, de presos em flagrante. É um projeto piloto, inédito no País.

** A Prefeitura de Naviraí em parceria com a Cassems iniciou no sábado, o 1º mutirão de mamografia. Dois ônibus equipados chegaram na cidade onde permanecerão até a próxima sexta-feira.

** O índice de inflação disparou no primeiro mês do ano, acumulando em 12 meses inflação acima de 7% e mais uma vez o teto da meta fixada pelo governo fica para trás.

Quem é quem na nova CPI

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights