20.6 C
Dourados
terça-feira, 23 de abril de 2024

3ª edição da Mostra Audiovisual de Dourados

- Publicidade -

16/05/2015 08h56 – Atualizado em 16/05/2015 08h56

3ª edição da Mostra Audiovisual de Dourados

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) realiza de 21 a 31 de maio, no Teatro Municipal e nas Unidades 1 e 2 da Universidade, a terceira edição da Mostra Audiovisual de Dourados (MAD) com uma vasta programação, todas com entrada franca, para o público de Dourados e região.

A abertura oficial do evento será no dia 21 de maio, às 20h, no Teatro Municipal, com o Cine Concerto Especial Ennio Morricone, oferecido pela Orquestra UFGD, sob regência de Thais Costa. Os músicos apresentarão, ao vivo, grandes sucessos do cinema em homenagem a um dos maiores compositores da história do cinema. Morricone foi responsável por mais de 500 trilhas no cinema e na TV, incluindo clássicos como Os Intocáveis e Cinema Paradiso, além de ser o compositor da clássica música de faroeste Moment for Morricone, trilha do filme Era uma Vez no Oeste. Ao final, a Orquestra homenageará os 30 anos do filme De Volta para o Futuro, executando a famosa trilha do filme composta em 1985 por Alan Silvestri.

Nos dez dias de MAD, serão exibidos filmes dentro da Mostra Indígena, Mostra Infantil e Mostra Brasil. Também haverá exibição dos longas De Volta para o Futuro e Star Wars, dentro da Mostra Cine Clássicos, e dos curtas Eu Não Quero Voltar Sozinho, Helium, Hotel Chevalier e A TV Está Ligada, dentro do projeto Curta no Campus. Além disso, produtores regionais concorrerão dentro da Mostra Competitiva, que premiará produções nas categorias ficção, documentário, trash e experimental/arte.

A MAD, em parceria com o Projeto Celebração, também trará a Dourados dois shows: um do projeto Faladera, que conta com a inventividade do músico Daniel Moretti e a interpretação da cantora e atriz Juliana Ladeira, que misturam a força do rock e a poesia do cabaré fazendo releituras de canções consagradas, passando por Pink Floyd, Elis Regina, The Beatles e Os Mutantes, e indo até grupos contemporâneos como Los Hermanos, Titãs e Beirut; e o show com A Banda Mais Bonita da Cidade, diretamente de Curitiba. O grupo tem se tornando um dos responsáveis pela massiva difusão da plataforma de crowdfunding no Brasil, de sistema de financiamento coletivo na gravação de discos.

Além disso, a Mostra ainda oferecerá ao público palestras, oficinas e debates sobre cinema e literatura. A palestra Jogos Eletrônicos – indo além da simples diversão, será ministrada por Nei Pellizzon, e Voadora na Pleura – a saga do sucesso Cine Holliúdy, será abordada por Halder Gomes. As oficinas Realidade Urgente – o documentário no campo de batalha e a de Cinema de Animação, do Instituto Caran D’Ache, já foram ministradas para alunos da rede pública. Já as oficinas de Roteiro e de Produção Audiovisual serão ministradas na semana que vem e também são abertas ao público.

Dia 20 de maio, a MAD oferecerá o minicurso de Cinema e Literatura coordenado pelo professor doutor Paulo Custódio, da UFGD, do grupo de estudos InterArtes, com apresentação de técnicas de utilização do cinema em sala de aula, reflexões sobre a linguagem cinematográfica e o ensino de Literatura no contexto audiovisual. O minicurso é gratuito e voltado para professores da rede pública municipal e acadêmicos.

Para o reitor da UFGD, professor doutor Damião Duque de Farias, a realização da MAD é motivo de comemoração para todos que trabalham pela arte e cultura em Dourados. “A UFGD tem contribuído na construção de uma agenda cultural diversa e densa, que proporciona oportunidades inimagináveis, se comprometendo à adoção de políticas e ações voltadas ao desenvolvimento intelectual, cultural e artístico das pessoas, criando e fortalecendo sensibilidades abertas ao encontro do novo revelado pela arte e pela cultura. A MAD é uma exitosa estratégia de atuação universitária e é motivo de orgulho para todos nós”, enfatizou o reitor.

A Mostra Audiovisual de Dourados é uma realização da Coordenadoria de Cultura da UFGD e da Organização Cultural e Artística de Dourados (OCA), com apoio da Prefeitura de Dourados, Kikão Restaurante, Pinduca Alimentos e Zoom Produções.

3ª edição da Mostra Audiovisual de Dourados

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights