21.2 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Ação integrada a Justiça e polícia derruba índice de homicídios

- Publicidade -

03/08/2015 07h17 – Atualizado em 03/08/2015 07h17

Valéria Araújo

A 3ª Vara Criminal de Dourados aumentou o número de julgamentos deste ano com relação a anos anteriores e derrubou os índices de homicídios no município. A afirmação é do juiz de execuções penais, César de Souza Lima.

Segundo ele, o fato de mais réus serem encaminhados a julgamentos e a repercussão que isto causa, além das penas ocorridas nas condenações, vem inibindo a criminalidade. Além disso, segundo o magistrado, diminui a sensação de impunidade na sociedade.

De acordo com o juiz, durante todo o ano passado foram realizados 74 juris em Dourados na área criminal, enquanto que somente nos primeiros sete meses deste ano, este número já ultrapassa os 82 julgamentos, totalizando um acréscimo de 11% de aumento. Cesar de Souza diz que até o final deste ano pretende realizar mais 60 juris, o que deve totalizar 140 julgamentos este ano, o dobro do ano passado.

O magistrado também atribui a queda nos homicídios ao trabalho integrado das forças policiais, além da atuação do Ministério Público e Judiciário.

Relatório do delegado Regional de Dourados, Lupersio Degerone, mostrou recentemente que além dos homicídios, também ocorreram reduções no número de roubos. Especificamente, no comércio a queda foi de 210%, segundo dados da Regional. Os roubos em residências caíram 12%, assim como os furtos em residências, com queda de 15%. Degerone destacou ainda, simultaneamente a isso, a produção de inquéritos.

No primeiro semestre deste ano, foram 400 inquéritos a mais. Em 2014 no primeiro semestre eram 2383 e este ano são 2797. “Isso foi graças a eficácia do trabalho na elucidação dos crimes e a participação do Poder Judiciário que tem feito o possível para manter a no cárcere indivíduos envolvidos em crimes como homicídio doloso”, disse o delegado.

Lupersio Degerone também destacou as ações do Núcleo Regional de Inteligência (NRI) que, segundo disse o delegado, tem feito um trabalho mais cirúrgico identificando de forma mais precisa locais e modos de ação dos bandidos em Dourados.

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights