27.1 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Aposentada denuncia envenenamento de animais em Dourados

- Publicidade -

09/04/2015 08h14 – Atualizado em 09/04/2015 08h14

Flávio Verão

A aposentada Marta da Silva Paz, de 58 anos, moradora da Rua Antônio Evangelista Dantas, na Vila Hilda, em Dourados, denuncia a morte de animais por envenenamento. Na noite de terça-feira, quando ela chegou em casa por volta das 20h, recebeu o recado da filha de que quatro de seus nove gatos agonizavam. “Levei um susto e imediatamente chamei um médico veterinário”, disse.

Os animais foram medicados e apresentaram melhora, no entanto, dois gatos não resistiram e morreram em poucos minutos. Os outros dois foram encaminhados para clínica receber tratamento de desintoxicação. “Eles estavam com convulsão e agonizavam de dores. Foi uma imagem terrível”, disse a moradora, que é defensora de animais.

A paixão dela com os bichos é antiga. Além dos gatos, Marta tem ainda dois cachorros, de pequeno porte. Ela acredita que o envenenamento possa ter ocorrido por vingança, de pessoas que não gostam de animais. No ano passado a moradora perdeu outros quatro gatos, também vítimas de envenenamento. “Ainda vou identificar o autor desses crimes e vou denunciar na polícia”, avisou.

O envenenamento de animais é crime previsto no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal nº 9.605/98). O autor desse tipo de delito poder ser punido com detenção de três meses a um ano e multa. A pena é aumentada de um sexto a um terço se ocorre a morte do animal.

Uma vizinha de Marta, que preferiu não dar o nome à reportagem, perdeu uma cachorrinha. Ela tem outros dois cães em casa e a que morreu estava solta no quintal. “Provavelmente o veneno foi atirado na frente da casa, onde a cachorrinha teve acesso, disse a moradora, que recebeu a notícia da morte do animal por meio do sobrinho.

O médico veterinário Fernando Bastos, do Centro de Controle e Zoonoses (CCZ) em Dourados, diz que os sinais de envenenamento são diferentes, dependendo da substância química ingerida pelo animal. Normalmente, os bichos são intoxicados com veneno de rato que pode causar, segundo o veterinário, desde hemorragia até convulsão e dores abdominais. “Varia de acordo com a quantidade de veneno consumido pelo animal, pelo estado clínico, como também pelo porte da raça”, explica Fernando Bastos. Observado algum desses sintomas, o recomendável é procurar um médico veterinário com urgência.

Ele alerta que o envenenamento é uma conduta criminosa, que deve ser denunciada à polícia para que seja identificada a autoria do crime. Também orienta que a melhor maneira de evitar, é o tutor manter seu animal doméstico nos limites de sua propriedade e deixar materiais de limpeza fora do alcance dos bichos, para evitar risco acidental.

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights