21 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

Aposta para conquistar o corpo, treino funcional ganha adeptos

- Publicidade -

27/05/2015 14h04 – Atualizado em 27/05/2015 14h04

Flávio Verão

Uma modalidade que reúne num só treino exercícios de coordenação, força, equilíbrio e resistência tem ganhado cada vez mais adeptos. Trata-se do treinamento funcional. Na academia do professor de educação física e personal Marcos Souza, a modalidade foi batizada de Fitness Cross e o treino pode realmente ser uma alternativa à rotina maçante das academias onde o aluno apenas puxa ferro e faz exercícios básicos de esteira e de bicicleta.

Agachar, avançar, abaixar, puxar, empurrar, levantar e girar são algumas atividades do treinamento. Nele, o maquinário tradicional das academias cede espaço a movimentos, acessórios e estímulos diferentes, que visam trabalhar o movimento do corpo. “Na musculação se trabalha com uma série pré-estabelecida, no treinamento funcional é diferente e o peso do corpo se torna um acessório, sendo trabalhado de forma integrada”, explica.

Marcos, também professor de Jiu Jitsu, fez uma readaptação de exercícios funcionais para montar o circuito Fitness Cross, na academia Fitness Combat, e trabalha com os alunos dentro dos limites e deficiências de movimentos que cada um possui. Ele diz que primeiro faz uma entrevista com o aluno, para conhecer os objetivos a ser alcançados com o treino. Mas é durante as aulas que ele passa a conhecer os limites e dificuldades de cada um, para, a partir daí, aplicar o exercício com carga e intensidade adequadas.

Os exercícios são feitos em grupo e por ser um circuito cada aluno realiza uma atividade por vez e em seguida passa para a próxima atividade. “O treino funcional trabalha praticamente todo o grupo muscular, desde a musculatura de dorsal, membros inferiores, braço, perna”, diz Marcos Souza. A aula, de 60 minutos, é feita três vezes por semana.

E os resultados variam de acordo com a dedicação do aluno e segundo o personal é possível alcançar objetivos como emagrecimento, mas é essencial uma alimentação saudável. Com o treinamento é possível, também, melhorar o tônus muscular, aumentar a massa magra e diminuir o percentual de gordura, auxiliando na definição do corpo. Por movimentar muitos músculos num mesmo exercício, aumenta ainda a frequência cardíaca, otimizando a queima de calorias.

A secretária Tayne Laura Michels é praticamente do Fitness Cross. Ela frequenta o treino há pouco mais de três semanas e já comemora os resultados. “Meu objetivo é perder peso e melhorar meu condicionamento. Nesse pouco tempo já me sinto melhor, acordo mais disposta e já consegui emagrecer”, revela. Ela conta que já fez musculação, mas depois de conhecer o treino funcional não pensa abandonar as aulas. “O resultado é mais rápido e o ritmo do treino é dinâmico, com exercícios sempre diferentes, o que torna mais interessante”, acrescenta.

Qualquer pessoa, independente da idade, pode fazer aulas de treinamento funcional. Para quem busca aumento de massa muscular, o circuito é o mesmo, a diferença é a intensidade do treino, que passa a ser maior, explica Marcos. A aula é composta por alongamento, aquecimento, seguido da aplicação de exercícios em circuito.

Tayne Laura faz aulas há pouco mais de três semanas e comemora resultados; já fez musculação, mas depois de conhecer o treino funcional não em pensa abandonar as aulas. (Foto: Flávio Verão)

Aulas são realizadas três vezes por semana

Praticantes fazem diferentes exercícios em circuito

O treino funcional trabalha praticamente todo o grupo muscular

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-