23.8 C
Dourados
terça-feira, 23 de abril de 2024

Assimd promove Semana Bilíngue por inclusão do surdo

- Publicidade -

15/09/2014 17h29 – Atualizado em 15/09/2014 17h29

Assimd promove Semana Bilíngue por inclusão social do surdo

Toda a sociedade está convidada para o evento entre os dias 24 e 26 de setembro na Cia Cursos, antigo Cine Ouro Branco na rua Presidente Vargas, centro de Dourados

Luiz Radai

A I Semana Bilíngue ‘Surdos e ouvintes Juntos Pela Inclusão’ será o primeiro evento promovido efetivamente pela Assimd (Associação de Surdos e Tradutores/Intérpretes Mãos Douradas) depois Assimd que foi oficialmente aberta no dia 7 de agosto na Câmara de Vereadores de Dourados. A data de fundação, no entanto, é 24 de outubro de 2013, como está no brasão. A meta é comemorar o Dia Internacional dos Surdos, comemorado no dia 26 de setembro.

Segundo a presidente da associação, Alexandra Mara Pereira, toda a sociedade está convidada para o evento que acontece entre os dias 24 e 26 de setembro na Cia Cursos, antigo Cine Ouro Branco na rua Presidente Vargas, centro de Dourados. “Queremos mostrar e divulgar a associação e as promoção dos surdos em contato com a sociedade. Serão palestras que visam incrementar o relacionamento da sociedade com os surdos e trazer conhecimento para todos”, disse. Todos os dias a programação será de 19 às 22h.

No dia 24, quarta-feira, depois da abertura com apresentações culturais e cadastro dos participantes, a presidente da Assimd fará apresentação da associação e uma palestra sobre a importância de grupos como este. Na quinta-feira, dia 25, uma palestra com o tema “Acessibilidade Linguística” será ministrada por Grazielly Vilhalva, doutoranda em educação e coordenadora do curso Letras/Libras, da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).

Ainda na quinta-feira, a palestra “O perfil do intérprete educacional” será ministrada por Rosana de Fátima Janes, mestre em Educação e coordenadora do curso de Pedagogia da EaD/UFGD/UAB.

Na sexta-feira a professora Caroline de Matos Santos Sampaio, especialista em Educação Especial Libras, ministra a palestra “Tenho um aluno surdo, e agora?”, seguida por uma palestra especial da professora surda Ana Paula Oliveira e Fernandes, intitulada “A importância da Língua de Sinais”. Ana Paula é especialista em Educação Especial.

A semana será fechada com a segunda edição da Tarde de Lazer Bilíngue, no dia 27, sábado, a partir das 13h no clube 5 de Maio. “Este será um evento para diversão de surdos e familiares, e os ouvintes que conhecerão mais sobre esta parte da sociedade, a cultura. Terá muitas brincadeiras, gincanas, roda de tereré, pintura facial, brindes. Além do mais serviremos cachorro quente, sorvete bolo e refrigerante. Vai ser muito legal”, disse a presidente.

Os eventos requerem pagamento de um pequena taxa de inscrição que servirá para cobrir os gastos. “Com isso, todos os participantes da tarde de lazer não pagarão nada pelo lanche e pelos brindes que serão sorteados”, disse Alexandra. Quem tiver interesse deve acessar o site da associação, preencher a ficha e garantir participação. As palestras dão direito à certificado que será fornecido depois do evento.

Passeio Ciclístico

No dia 26 de setembro, Dia dos Surdos, um passeio ciclístico está programado. O título é “Pedalando e Sinalizando” e acontece a partir das 14h, com saída na avenida Marcelino Pires, em frente à loja Pró Bike. A atividade é do Curso de Letras/Libras da Faculdade de Educação a Distância (Faced) da UFGD em parceria com a Associação Dourados/MS Receptivo. São parceiros da Assimd na semana, os cursos que envolvem Libras na UFGD e a Cia Cursos, que disponibilizará o espaço.

Primeira Tarde de Lazer promovida pelo grupo que oficializou a associação recentemente (Foto: Divulgação)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Edital de balanço

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights