22.5 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

Beneficiários do Bolsa Família são convocadas para monitorar a saúde

- Publicidade -

13/06/2014 17h29 – Atualizado em 13/06/2014 17h29

Assessoria

Os beneficiários do Programa Bolsa Família estão sendo alertados pela Prefeitura de Dourados para fazer o monitoramento de saúde. A triagem é obrigatória e uma das condições para fazer parte do programa federal. O prazo termina no dia 20 deste mês.

Em Dourados, o coordenador municipal do programa, Arlei Castilhos, informou que a maioria das famílias já fez a triagem nas unidades de saúde, mas ainda restam pelo menos 20% que não compareceram e correm o risco de ter o benefício bloqueado ou cancelado. “Normalmente os agentes de saúde fazem a convocação, mas muitos não comparecem ou não são localizados”, explicou Arlei Castilhos.

É obrigatório aos que recebem o Bolsa Família passar pelo monitoramento de saúde uma vez a cada seis meses, já que maioria só comparece à unidade de saúde quando está doente. No local são avaliados itens como atualização do calendário vacinal, principalmente das crianças, e acompanhamento pré-natal das gestantes.

As informações coletadas pelas unidades são enviadas pela Secretaria de Saúde ao MDS (Ministério do Desenvolvimento Social), para avaliação das famílias.

ATUALIZAÇÃO CADASTRAL

Outro quesito importante para não ter o benefício bloqueado ou cancelado é fazer a atualização cadastral a cada dois anos. Além disso, é preciso informar ao programa em qualquer período, quando houver mudança de perfil, como é o caso do endereço, composição familiar e renda. A intenção é sempre saber se a família ainda tem direito ao benefício e se está recebendo no valor correto.

O Programa Bolsa Família também está convocando as famílias que têm o NIS (Número de Inscrição Social) final 1, 2, 3 para fazer atualização cadastral.

Em caso de não comparecimento, essas famílias também podem ter o benefício bloqueado ou cancelado. O prazo para a atualização cadastral segue até final de julho, mas quanto antes os beneficiários fazerem a atualização é melhor, para evitar tumultos de última hora. Posteriormente serão convocados os demais NIS.

Tanto para o monitoramento de saúde ou para atualização cadastral o beneficiário deve comparecer com o cartão do NIS e todos os documentos pessoais. O monitoramento de saúde é feito nas unidades de saúde e a atualização cadastral nas unidades do Cras (Centro de Referência em Assistência Social). Mais informações no telefone 3411-7721.

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-