22 C
Dourados
terça-feira, 16 de abril de 2024

‘Boom’ do emprego esbarra na falta de qualificação profissional

- Publicidade -

31/01/2014 09h52 – Atualizado em 31/01/2014 09h52

Renan Nucci

A oferta da mão de obra não consegue atender à demanda do mercado de trabalho em Dourados. Segundo a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Neire Colman, a ocupação das vagas que surgem cada vez mais esbarra, principalmente, na falta de qualificação profissional.

Durante entrevista exibida pela TV Morena na manhã de hoje, a secretária destacou que o município está em plena expansão econômica e que isso resulta em um superávit de empregos. Por outro lado, ela explica que os novos cargos não têm sido ocupados nem mesmo com a abertura de mais de 60 cursos de capacitação pela prefeitura (Programa Qualifica Dourados).

“Todas as qualificações (oferecidas pelo município) são pensadas no que a empresa precisa, no que a indústria precisa, para que uma coisa concilie à outra. É importante que os pais mandem seus filhos para o Ciat (Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador) para que eles possam conhecer os cursos e se qualificar, sendo assim, inseridos no mercado de trabalho”, disse.

Conforme dados divulgados pela administração municipal, o Ciat oferece diariamente entre 100 e 130 empregos. Em Dourados, são abertas em média quatro empresas por dia, gerando entre dois e 15 empregos. Daí a demanda crescente por profissionais em várias áreas. “A procura é muito grande em vários segmentos. A construção civil, indústria de alimento e o setor de serviços buscam diariamente profissionais prontos para serem efetivados”, disse ela, lembrando que o trabalhador que não se capacitar, terá dificuldades para conquistar seu espaço.

Ciat oferece diariamente entre 100 e 130 vagas de emprego. Foto: Cido Costa

Centenas de pessoas passam pelo Ciat todos os dias, em busca de uma oportunidade no mercado. Foto: Cido Costa

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights