31.9 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Burocracia da União emperra obras de asfalto em Dourados

- Publicidade -

26/09/2014 07h30 – Atualizado em 26/09/2014 07h30

Burocracia da União emperra obras de asfalto em Dourados; Sudeco anuncia recurso

Obras foram paralisadas em oito bairros e nove tiveram ritmo de trabalho reduzido, há um mês.

Valéria Araújo

A burocracia do Governo Federal no pagamento de obras em execução no Estado está gerando paralisações. Em Dourados, oito bairros tiveram a pavimentação interrompida e outros 9 diminuíram o ritmo de trabalho. Isto porque a União deixou de fazer os pagamentos. Sem dinheiro, a alternativa encontrada pelas empreiteiras é a suspensão dos trabalhos. A conseqüência disso é o “sumiço” das máquinas de pavimentação e para os moradores resta enfrentar diariamente os transtornos gerados pelas obras inacabadas.

É o caso do bairro Parque Nova Dourados. De acordo com o morador e ex-presidente, Marquinhos Mello, a situação é de caos. “Há um mês as máquinas foram embora deixando para traz muita terra solta. A chegada das chuvas agravou o problema porque agora o lamaçal está muito pior. Muitos ficam ilhados sem poder sair de casa”, destaca.

Além do Parque Nova Dourados, tiveram as obras temporariamente suspensas os bairros: Parque do Lago II, parte do Jardim Guaicurus, Poravi I, Poravi II, trecho do Parque das Nações II, Vila Valderez e São Brás. Nestas obras, a Prefeitura de Dourados é a responsável pela execução dos trabalhos.
De acordo com o secretário de Planejamento Luiz Roberto Martins, o problema está na falta de pagamento por parte da União.

“A verba federal que em Dourados é fruto de emendas parlamentares, é paga em várias parcelas. A Prefeitura contrata a empreiteira que vence a licitação e ela vai sendo paga na medida em que cumpre as etapas da obra. Terminou a primeira etapa dos trabalhos, a Prefeitura encaminha toda a documentação de prestação de serviço para a União informando que ela já pode pagar a segunda parcela. Feito isso, um técnico vistoria a obra e constatando o término da etapa encaminha laudo para a liberação dos recursos.

A empreiteira recebe a segunda parcela, cumpre a nova etapa e assim por diante. O problema em Dourados é que a Prefeitura já fez tudo o que tinha que ser feito para receber a segunda parcela, mas a União ainda não realizou o pagamento. Há casos em que o técnico já veio, encaminhou laudo mas não houve a liberação dos pagamentos”, explica.

Luiz Roberto diz que a Prefeitura tem até 7 meses para concluir os trabalhos. Segundo ele, ao todo 58% das obras estão concluídas nestes bairros. O secretário destaca o volume de obras de pavimentação que estão sendo executadas em Dourados. “São mais de R$ 60 milhões em investimentos para asfalto que a Prefeitura executa hoje. Um total de 23 frentes”, destaca.

Lentidão

Outras obras de pavimentação que sofreram os impactos dos atrasos da União nos pagamentos são aquelas realizadas pelo Governo do Estado em Dourados. Estão neste grupo 9 bairros: Altos do Indaiá, Vila São Brás, parte do Parque das Nações II, Residenciais Oliveira I e II, Vila Vieira, Vila Industrial, Vila Martins e parte do Corredor Público. Estas obras não foram totalmente paralisadas, mas a população nota o “sumiço” das máquinas e o ritmo diminuído. Assim como a Prefeitura, o Estado aguarda a liberação dos pagamentos da União.

Retomada das obras

Em contato com o Douradosagora, a assessoria parlamentar do deputado federal Geraldo Resende informou que a Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) já sinalizou pagamento dos trabalhos para a próxima semana. Conforme a assessoria, já estão sendo liberados R$ 1,7 milhão da segunda etapa de obras que estão sendo executadas pela Prefeitura. Assim que os recursos forem depositados, a Prefeitura poderá retomar os trabalhos de pavimentação. O parlamentar é o autor das emendas federais que custeiam as obras.

Marquinhos Mello, morador no Parque Nova Dourados, denuncia paralisação de obrasfoto -

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights