14.9 C
Dourados
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Calorão atinge crianças e atendimentos aumentam 30%

- Publicidade -

17/10/2014 08h33 – Atualizado em 17/10/2014 08h33

Calorão atinge crianças e atendimentos aumentam 30% em Dourados

Os problemas mais comuns, segundo pediatras, são doenças respiratórias e gastrointestinais por conta das altas temperaturas registradas nos últimos dias, o que têm favorecido a proliferação de viroses.

Jamilye Depieri

As altas temperaturas registradas nos últimos dias, em plena primavera, vem afetando a saúde principalmente de crianças e aumentando em mais de 30% o número de atendimentos nos hospitais e postos de saúde de Dourados. O calorão associado à baixa umidade do ar durante o dia, traz à tona os problemas mais comuns, como as doenças respiratórias e gastrointestinais.

De acordo com o médico pediatra, especializado em homeopatia, Takeshi Matsubara, o número de atendimentos aumentou nos últimos dias por conta da oscilação das temperaturas.

“Com temperaturas acima dos 38 graus durante o dia e abaixo dos 23 graus durante a madrugada, a incidência de crianças com infecções de garganta e ouvidos, fez aumentar o número de consultas e internações”, afirmou o pediatra, lembrando que a irritação das mucosas respiratórias favorece a entrada das bactérias e provoca ainda casos de pneumonia e sinusites.

Takeshi orienta a manter o ambiente umidificado, além dos cuidados básicos com os alimentos e abusar da hidratação e de técnicas simples para melhorar a qualidade do ar. “Basicamente o mais importante é que eles estejam bem imunologicamente. É preciso que os pais ofereçam água mais que o normal e evite a prática de exercícios físicos durante o dia”, disse o médico.

Sobre os problemas gastrointestinais, o pediatra afirma que o calor favorece as intoxicações alimentares. Sintomas como vômitos, febre e diarréias, são provocados por uma virose intestinal. A recomendação de repouso, alimentação adequada e ingestão de muito líquido são, realmente, a melhor forma de ajudar o organismo a combater o inimigo.

A inalação ajuda no tratamento de doenças respiratórias.Foto: Cido Costa

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights