19.8 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Torcedores chilenos deixam Dourados e seguem para Cuiabá

- Publicidade -

11/06/2014 10h29 – Atualizado em 11/06/2014 10h29

Chilenos deixam Dourados e seguem para Cuiabá

Dourados Agora

Fotos: A. Frota

A caravana do Chile, que começou a chegar na segunda-feira à noite em Dourados, pariu rumo a Cuiabá na manhã de hoje. Porém, ainda na noite desta quarta-feira devem passar por Dourados alguns retardatários.

A estrutura montada pela Prefeitura de Dourados e a atenção foram muito elogiadas pela organização da Caravana Santiago-Brasil 2014. “O pessoal elogiou bastante a atenção de Dourados, considerando a cidade que melhor os receberam na viagem. Elogiaram também o apoio da polícia brasileira e reclamaram que na Argentina muita gente foi extorquida por policiais”, diz Antônio Coca, diretor-presidente da Funed (Fundação de Esportes de Dourados).

Coca foi o coordenador dos trabalhos de recepção no Estádio Douradão. Ele e a equipe da Funed ficaram o tempo todo no atendimento aos turistas. A prefeitura fez uma limpeza geral no estádio e no Pavilhão de Eventos Dom Teodardo Leitz, onde os chilenos ficaram acampados, e instalou mais 20 chuveiros improvisados, totalizando 60 chuveiros quentes à disposição, metade deles reservada às mulheres.

O Núcleo de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável articulou a instalação no pátio do Douradão de barracas de alimentação para atender o pessoal, com base em uma solicitação de última hora da organização da caravana. Mesmo assim, atenderam no local na noite desta terça-feira a Universidade da Pizza, a Panificadora Avenida e o Hélio’s Lanches. Muitos vendedores ambulantes também atenderam no local.

Todos ficaram muito satisfeitos com o movimento. Eles atenderam os chilenos até as 4 horas da manhã. “À noite fizemos estrogonofe, arroz com batata e outros pratos que eles gostaram muito. Agora pela manhã servimos café com pão; só não foi melhor porque não conseguimos preparar a estrutura necessária a tempo”, diz Miguela Martins Barros, da Panificadora Avenida.

A passagem dos chilenos pela cidade resultou em maior movimentação financeira também em postos de combustível, borracharias, hotéis e restaurantes. Durante a noite e na manhã desta quarta-feira muitos douradenses passaram pelo Estádio Douradão para ver a caravana e conversar com os chilenos.

Os turistas que se hospedaram em Dourados entraram no Estado por Mundo Novo. O primeiro lote de chilenos chegou na cidade na segunda-feira, pernoitando e seguindo para Cuiabá, onde acontece o primeiro jogo do Chile na Copa do Mundo, na sexta-feira às 15h. Na noite de terça-feira pernoitaram em Dourados em torno de 1.200 turistas. Na noite desta quarta-feira deve pernoitar mais um grupo. Outro grupo de 800 pessoas acabou entrando em MS por Corumbá.

A escolha de Dourados para hospedar a caravana é em função de um trabalho de organização desenvolvido pelo prefeito Murilo que resultou na classificação do município na categoria turística ‘Colher’.

Desde o início da gestão de Murilo, o Núcleo de Turismo da prefeitura, que fica na Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável, tem apoiado os empresários do setor de turismo no processo de documentação e organização. O município também criou um inventário completo da estrutura existente.

A boa governança local e regional, a sustentabilidade do município e a infraestrutura turística levaram Dourados a ficar no topo da nova classificação turística brasileira, a Colher, no mesmo nível de Bonito, cidade que recebe a atenção nacional há muitos anos.

No Estado, Bonito (168 pontos) e Dourados (164,50 pontos) estão na categoria Colher. Campo Grande (145 pontos), Corumbá (124,5 pontos) é Jardim (128 pontos) estão na segunda categoria, a Frutificar. 40 municípios ficaram na categoria Semear e, finalizando, 11 na categoria Nascer.

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights