26.5 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Comunidade São José fixa pedra fundamental em obra da igreja

- Publicidade -

02/10/2015 16h37 – Atualizado em 02/10/2015 16h37

Flávio Verão

A comunidade da paróquia São José Operário em Dourados fixa amanhã, dia 4 de outubro, a pedra fundamental nas edificações das obras da igreja. A solenidade será realizada após a missa em comemoração a São Francisco de Assis, que será às 9 horas.

O frei Silvio José dos Santos, da Ordem dos Frades Menores (OFM), pároco da São José, convida a comunidade a prestigiar a fixação da pedra, que em seu interior há um cilindro com tampa para armazenar documentos e objetos memoráveis.

Entre eles um pergaminho datado com informações sobre a construção da igreja e nome de representantes da sociedade, moedas e reportagens sobre o lançamento e fixação da pedra. Tradicionalmente, a pedra fundamental é aberta 50 anos ou 100 anos após o seu lançamento. Na São José, a pedra foi lançada em dezembro de 2013.

Durante a missa de amanhã, frei Silvio José irá falar sobre as palavras ditas por Nosso Senhor Jesus Cristo a São Francisco de Assis, durante uma oração diante do crucifixo da capela de São Damião: “Francisco, vai e reconstrói a minha Igreja, que está em ruínas!”.

A mensagem vai ao encontro da atual realidade da comunidade São José, que hoje luta pela construção da igreja. A primeira fase, de fundação, está concluída. Agora, as obras estão no processo de criação do contrapiso e levantamento de paredes. A expectativa é que até maio do ano que vem esta etapa esteja pronta, para a partir daí a igreja ganhar telhado e acabamentos.

Sonho

Construir uma nova igreja sempre foi sonho da comunidade São José Operário. Demolida em 2012 em razão das estruturas estarem comprometidas, as obras de construção iniciaram este ano, após o término do Centro Catequético. Todo o projeto de criação e construção foi acompanhado pelo frei Eterson Antônio Terce, pároco na época, e que faleceu em abril deste ano.

Em dezembro de 2013, ele lançou a pedra fundamental em solenidade com a participação do bispo diocesano Dom Redovino Rizzardo, religiosos e da comunidade. Porém, será amanhã que a pedra será fixada nas estruturas da nova igreja.

Com a chegada do novo pároco frei Silvio José, em junho deste ano, a comunidade se fortaleceu para dar continuidade às obras da igreja, que terá 1.080 metros quadrados e capacidade para 600 pessoas sentadas. Não há prazo para término de construção, mas a expectativa é que tudo esteja finalizado entre dois a três anos.

Frei Silvio José convida a comunidade a prestigiar a santa missaFoto: Flávio Verão

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-