27.1 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Concluída 1ª etapa do frigorífico de peixes de Dourados

- Publicidade -

25/07/2014 07h00 – Atualizado em 25/07/2014 07h00

Superindente da Pesca e secretário adjunto da Seprotur estiveram vistoriando a obra. Comissão vai a Brasília prestar conta do que já foi construído

Leonel Jonas

Representantes do governo do Estado estiveram, na tarde de ontem, inspecionando as obras do Frigorífico do Peixe em Dourados. Com a conclusão da primeira etapa, o objetivo é ir a Brasília prestar conta do que já foi construído, para que o governo Federal libere os recursos para a segundo etapa, que já irá colocar o Frigorífico para operar. Estiveram vistoriando a obra o superintendente estadual da Pesca, César Moura e o secretário adjunto Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo do Estado (Seprotur), Pedro Pedrossian Neto, acompanhados do secretário municipal de Agricultura Familiar e Economia Solidária, Landmark Rios.

De acordo com César Moura, a vistoria serve para buscar respostas aos criadores de peixe. Ele explica que Estado vem fomentando a piscicultura e o Frigorífico do Peixe será a próxima etapa de um projeto para o desenvolvimento do setor.

“Já temos os produtores com a matéria prima [peixe], agora precisamos dar condições para que eles possam comercializar esse produto. O Frigorífico vai fazer toda a parte de industrialização e comercialização e vai beneficiar piscicultores de 27 municípios da Grande Dourados”, enfatizou.

César ressalta que com a conclusão da segunda etapa, 30% do Frigorífico do Peixe estará pronto e operações mais simples já serão realizadas.

“É uma obra complexa e que atende uma série de exigências com relação a sanidade animal, exigida pelo do governo Federal. Mas com a segunda etapa pronta, vamos adquirir equipamentos que vão fazer o abate, banho, congelamento e legalização do pescado”, ressaltou.

Uma comissão formada por representantes do Estado e Município irá até Brasília para a liberação dos recursos para a segunda etapa, que está orçada no cronograma de construção do Frigorífico do Peixe, em R$ 1,5 milhão.

“Já foram investidos na construção da câmara fria, prédio para o administrativo, vestiário e inspeção R$ 780 mil. Agora vamos fazer toda a infraestrutura ao redor do frigorífico e comprar os equipamentos, que são as partes mais caras”, enfatizou o secretário municipal de Agricultura Familiar e Economia Solidária, Landmark Rios, que disse ainda, que esta é uma luta do governo Municipal, para atender um setor que cresce cada vez mais no município.

Para o secretário adjunto da Seprotur, Pedro Pedrossian Neto, o Frigorífico do Peixe será uma referência para o Estado e um divisor de águas para o setor.

“A piscicultura em Mato Grosso do Sul passará a ser analisada com o antes e após Frigorífico do Peixe. Sem dúvida essa é a maior conquista para o seguimento no Estado e que vai impulsionar ainda mais o setor e valorizar os piscicultores”, lembrou.

O secretário adjunto enfatiza também, que o investimento na área será para disseminar a matriz econômica no Estado.

“Hoje nós temos uma agricultura e pecuária forte, com uma ótima produção de milho, soja, cana-de-açúcar e bovinos em Mato Grosso do Sul. A partir de agora, também teremos uma piscicultura forte e com estruturas para atender o produtor e desenvolver ainda mais este setor”, conclui Pedro Pedrossian Neto.

Superintendente estadual da Pesca, César Moura, secretário municipal, Landmark Rios, e Pedro Pedrossian Filho, secretário adjunto da Seprotur. (Foto: Marcos Ribeiro)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights