22 C
Dourados
terça-feira, 16 de abril de 2024

Construtora paralisa obras de 8 academias de Dourados

- Publicidade -

30/10/2014 07h43 – Atualizado em 30/10/2014 07h43

Estruturas abandonadas viram ‘problema’ para a população. Prefeitura diz que fará nova licitação para escolher outra empresa para continuar obras

Valéria Araújo

A cidade de Dourados está com pelo menos 8 academias de Saúde paralisadas, do total de 10 que está construindo. O motivo é que a empresa que estava fazendo as obras paralisou os trabalhos em junho deste ano alegando falta de recursos.

Para dar continuidade às obras, a Prefeitura diz que terá que realizar nova licitação para escolher outra empresa. No pacote de obras paralisadas estão as academias que estão sendo construídas na Praça Paraguaia, no Céu do Santa Brígida, na praça do Izidro Pedroso, no bairro Santa Maria, no Parque das Nações I e nos distritos de Vila Vargas, Indápolis e Itahum.

Ao lado da Praça da Juventude, que também teve as obras paralisadas, está a academia da Saúde que está sendo construída no bairro. Matagal e abandono marcam a obra que vira abrigo para a criminalidade.

Os moradores reclamam que estes espaços abandonados viram reduto da bandidagem. O morador Claudinei Ribeiro diz que espera que as obras sejam retomadas o quanto antes para evitar transtornos maiores do que aqueles que já acontecem no bairro. O comerciante Alonsio Lima da Silva, diz que se fosse para deixar a obra parada seria melhor que elas nem tivessem começado. “Depois das 18h estes espaços são tomados por pessoas que querem fazer farra e cometer crimês”, destacou.

Prejuízos

De acordo com projeto do Ministério da Saúde, este modelo de Academia da Saúde custa aos cofres públicos o valor de R$ 100 mil para a construção. No caso de Dourados são recursos de emenda parlamentar. Estes investimentos são pagos ao município para que ele repassem as empreiteiras contratadas.

Os pagamentos acontecem a cada prestação de contas de etapas da obra vão sendo concluídas. Nenhum pagamento da União, neste caso, estaria atrasado para a Prefeitura.

Prefeitura

A assessoria de imprensa da Prefeitura explicou que todas as obras paralisadas das academias da Saúde estavam sendo executadas pela mesma empresa que abandonou os trabalhos, sendo que algumas delas nem tiveram início. Recentemente o secretário Luiz Roberto Martins de Araújo explicou que muitas empresas que acabam ganhando o processo de licitação não têm estrutura suficiente para manter as obras em andamento.

Segundo a prefeitura, na busca por conseguir ganhar a licitação elas diminuem o preço do orçamento, que é um dos fatores que acabam fazendo com que elas ganhem a licitação’.
O problema é que estas ficam na expectativa de que posteriormente o município empregue aditivos nas obras, o que nem sempre o município pode fazer.

O secretário disse que já rescindiu o contrato com a empresa e está licitando outra para dar continuidade às obras. O município também precisou aguardar o período de eleições para retomar os trabalhos licitatórios.

Academias prontas

Duas das 10 Academias da Saúde que Dourados está construindo estão com as obras em andamento. Elas estão sendo implantadas no Parque do Rego D’Água e outra no Ceper do Jardim Flórida. Elas vão custar R$ 180 mil cada uma e serão entregues até o final deste mês para a população.

foto - Marcos RibeiroAcademia de Saúde do Parque das Nações I é uma das oito obras paralisadas

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights