21.2 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Desesperada, mãe busca tratamento para o filho de 10 anos

- Publicidade -

24/10/2012 14h31 – Atualizado em 24/10/2012 14h31

Flávio Verão

Em busca de tratamento para o filho, a dona de casa Nilza Aparecida da Silva Aquino tem recorrido aos mais diferentes tipos de órgãos assistenciais. O terceiro filho dela, Rian Augusto, de 10 anos, tem problemas no coração e não pode fazer nenhum tipo de esforço físico. A rotina do garoto é da cama para o sofá.

Rian sofre de uma doença que incha o coração e em decorrência dela surgiram outros problemas, como anemia severa. “Ele está perdendo peso a cada dia que passa, se sentindo cansado, com muito sono”, diz a mãe.

A família é pobre, mora no conjunto Estrela Verá, último bairro aos fundos do Joquei Clube, região mais carente da cidade. Além das dificuldades financeiras, problemas de saúde também afetam Nilza e o marido Florindo. “Já passei por 12 cirurgias. Tirei a vesícula, operei apêndice, operei o estômago três vezes, foi tanta coisa que passei que hoje me sinto tão fraca”, disse a dona de casa.

O marido Florindo é pedreiro e sofre de problema no pâncreas. Quando não está doente faz bicos. A reanda da família é baixa e era complementada com o serviço de costura de Nilza, mas a máquina elétrica queimou.
O casal tem quatro filhos e Rian é o terceiro. A mais velha tem 16 anos, depois vem um garoto de 14, Rian de 10 e a caçula de 8 anos, que sofre de epilepsia.

Tratamento

O problema de saúde de Rian é grave e somente Campo Grande oferece serviço especializado. O garoto passa por tratamento no Hospital Regional e o último médico da Capital que atendeu o menino, segundo a mãe, disse que ele precisa de uma cirurgia com urgência.

O problema é que o retorno médico só foi agendado para 5 de dezembro. “Ele está muito fraco e não sei mais o que fazer”, disse Nilza.

Com a ajuda da assistência social da prefeitura de Dourados ela conseguiu passagens para Campo Grande e na sexta-feira voltará ao hospital para aguardar vaga. “É tudo muito demorado e a cada dia que passa o Rian fica mais doente”, disse a mãe em desespero.

Ela pede ajuda à comunidade para doação de alimentos e roupas. Devido a doença, Rian é restrito a vários tipos de alimentos e diariamente precisa de frutas, mas a família não tem condições de comprar.

Para reforçar a alimentação, o garoto utiliza suplemento alimentar, doado pela prefeitura. “A gente passa muita dificuldade. É triste não poder oferecer uma vida digna para nossos filhos”, diz a dona de casa.

Sonho

Ciente do problema de saúde, Rian é um garoto que demonstra muita força e pede para sua mãe não chorar por ele. “Ele que me consola. Eu vejo o menino aí sentado, sem poder andar porque não pode fazer esforço e muito fraco, isso me corta o coração”, lamenta a mãe.

Rian Augusto tem apelido de Gugu, dado pela avó em homenagem ao apresentador Gugu Liberato, da Rede Record. O sonho do garoto é conhecer o ídolo, que assiste todo o final de semana. “Como ele não pode brincar com amigos a única diversão é a televisão e o Rian virou fã do Gugu”, explica a dona de casa.

Doações

Doações à família de Nilza podem ser feitas na residência dela, localizada na rua Anápolis, 2030, no bairro Estrela Verá. Podem ser doados alimentos e roupas para as crianças (duas meninas de 8 e 16 anos e dois garotos de 10 e 14 anos). O telefone de Nilza é o 9852-1257.

Nilza corre contra o tempo para garantir tratamento ao filho, feito somente em Campo Grande (Foto: Douradosagora)

Mãe mostra laudo que aponta que cirurgia de coração do filho deve ser feita com urgência

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights