14.4 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Diretor da Agetran diz que atenção pode mudar estatísticas

- Publicidade -

21/08/2014 11h25 – Atualizado em 21/08/2014 11h25

Diretor da Agetran fala em atenção quanto ao comportamento no trânsito

O diretor analisou as estatísticas do Detran e disse que se não houver atenção dos pedestres, motoristas e ciclistas, nada vai mudar

Luiz Radai

O aumento em 61% no número de mortes no trânsito de Dourados pode ter relação com a falta de atenção dos usuários em relação ao sistema, segundo o diretor presidente da Agetran (Agência de Transporte e Trânsito de Dourados), Nelson Almirão.

O diretor analisou as estatísticas do Detran e disse que muito tem sido feito em relação à sinalização e melhorias e à conscientização, mas se não houver atenção dos pedestres, motoristas e ciclistas, nada vai mudar. “Então, precisamos chamar a atenção das pessoas quanto ao seu comportamento no trânsito. Vidas e mais vidas preciosas têm-se perdido por desatenção, pressa e excesso de velocidade, distração e descumprimento das regras de trânsito”, disse.

Respondendo pela Agetran, que cuida mais estritamente do trânsito nas vias urbanas, Almirão disse que os acidentes têm ocorrido proporcionalmente, tanto no perímetro urbano como na zona rural, e que estão incluídos nas estatísticas as vias de ligação como a BR 163, BR 463 e MS 156.

“O que ficou demonstrado em 97% dos acidentes é que não foi por falta de sinalização. Isto significa que temos um déficit de aproximados 3% e estamos trabalhando para refazer as sinalizações que faltam em virtude de ação de vândalos, acidentes com dano ao patrimônio público e desgastes em virtude do tempo”, disse.

COMPARAÇÃO

Sobre Dourados ser comparada com Campo Grande em relação à proporção tamanho da população/mortes no trânsito, quando as cidades têm números semelhantes, Almirão disse que ‘essa é uma medição que não pode ser feita por comparação’. “As características de cada cidade são peculiares e inúmeros seriam os dados cruzados para se chegar a alguma conclusão positiva/comparativa”, disse.

Ele explica que Dourados, com 207 mil habitantes, se apresenta como cidade polo para universitários, comércio, agronegócio e serviços e recebe todos os dias pelo menos 40 mil pessoas a mais vindas dos 32 municípios da região.

“Essas pessoas fazem parte dia após dia da nossa rotina. Isso é muito bom. No entanto, não conseguimos atingir ainda o nível de consciência dos nossos vizinhos e nem dos nossos moradores”, afirmou. Neste ponto, o diretor da Agetran tornou a mencionar a consciência e habilidade no trânsito. “Estamos trabalhando para colocar na cabeça das pessoas informações quanto ao correto comportamento no trânsito. Toda semana em algum ponto da cidade, seja na rua, nas escolas ou empresas, temos ministrado cursos sobre segurança no trânsito e também feito blitz educativas. Temos constantemente ampliado a sinalização horizontal e vertical e esperamos em futuro breve, muito breve, melhorar o transporte coletivo e vagas para estacionamento”, disse.

SEMANA DO TRÂNSITO

Por fim, o diretor lembra que a partir do dia 18 de setembro até o dia 25, acontece a Semana Nacional do Trânsito. “O poder executivo exige da Agetran, todo santo dia, ações e mais ações buscando dar conforto e segurança a todos os usuários das vias públicas. A Agetran vem desempenhando o seu papel dentro das condições técnicas e financeiras que dispõe. Com fé em Deus vamos conseguir, envolvendo toda a sociedade, e em particular, as escolas, centro de formação de condutores e as concessionárias de veículos”, finalizou.

Carros e pedestres misturados na hora do 'rush'; para diretor da Agetran, atenção precisa ser maior (Foto: Luiz Radai/Dourados Agora)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights