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sábado, 20 de abril de 2024

Dourados está no traçado de 2 ferrovias, confirma André

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01/07/2014 07h39 – Atualizado em 01/07/2014 07h39

Dourados está no traçado de duas ferrovias, afirma André Puccinelli

Valéria Araújo

A cidade de Dourados está no traçado de duas ferrovias: a norte Sul e a Ferroeste. A afirmação é do Governador do Estado André Puccinelli em relação a rumores de que a Norte Sul não passaria pelo município.

“A Ferrovia vai passar por Dourados sim. Não será no centro da cidade, mas no município vai. Quem apostar ao contrário vai perder”, afirmou André ao Dourados Agora na última sexta-feira quando esteve em Dourados para a reinauguração da Escola Estadual Presidente Vargas. Segundo ele as informações contrárias estão completamente equivocadas.

O vice-presidente da Frente Parlamentar das Ferrovias na Câmara Federal, deputado Geraldo Resende também reafirma Dourados nos traçados e que as informações contrárias não passam de especulações.

“Estou cuidando pessoalmente dessa situação em Brasília. Nós vimos que de certa forma houve atrasos nos estudos, mas o Governo Federal tinha o compromisso de escolher a modalidade de concessões e de fazer a abertura da licitação, tanto que no último dia 10 a Agência Nacional dos Transportes Terrestres, abril edital para chamamento público para a concessão do serviço público de exploração da ferrovia, compreendendo a construção, manutenção, monitoramento e gestão. Os interessados têm até o dia 8 de julho para se manifestar. Depois têm 180 dias para apresentar os estudos”, destacou.

Segundo o vice-presidente a informação de que o ramal não passaria por Dourados gerou preocupação e insegurança na classe empresarial que aguarda com expectativa o funcionamento das ferrovias. “A implantação destes dois ramais é fundamental importância, pois diminui em mais de 30% o valor do que se é produzido. O suor e o esforço do Brasil que dá certo, que produz da forma mais tecnológica, se perde ao longo de rodovias, na fila dos portos, no preço crescente do frete, na demora, no desperdício e na perda de mercados por não conseguirmos cumprir os prazos”, explica Resende, principal articulador das ferrovias em Dourados.

A informação de que o ramal não passaria por Dourados foi divulgada pela imprensa através de material do vereador Alberto Alves dos Santos. Ao Dourados Agora ele diz que só repassou a informação que teria chegado da Empresa Valec, que a princípio, estaria realizando os estudos técnicos, mas não é a responsável pela gestão do processo; cargo este da ANTT. Ao Dourados Agora o vereador diz que a resposta da Valec aconteceu porque o projeto poderia estar parado. “Depois que a classe política se mobilizou a ANTT abriu edital para contratar a empresa que fará as obras”, destacou.

Ferrovias

Os trechos das duas ferrovias que vão passar por Dourados somam um investimento de quase R$ 12 bilhões. Os orçamentos estão previstos em estudos técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

O município será o entroncamento das duas estradas de ferro que estão previstas para terem início até o final desse ano com entrega da obra para 2019.

A primeira das ferrovias é a EF 267, braço da Norte-Sul. O estudo prevê um traçado de 659 quilômetros, atravessando 19 municípios, dos quais doze no Estado de São Paulo e sete em Mato Grosso do Sul. Os trilhos saem de Estrela D’Oeste (SP) e Panorama (SP) e chegando a Dourados. Para este traçado estão previstos um investimento de R$ 2.937.967.165,00 (Dois bilhões, novecentos e trinta e sete milhões, novecentos e sessenta e sete mil e 165 reais).

A segunda, a EF 484 (Ferroeste), deverá sair de Maracaju, passando por Dourados (MS) e chegando a Lapa (PR) e deverá custar R$ 9.937.967.165,00 (Nove bilhões, novecentos e trinta e sete milhões, novecentos e sessenta e sete mil e cento e sessenta e cinco reais).

De acordo com os estudos, a Ferrovia Norte-Sul é a que está em processo mais adiantado. Ela já encerrou a coleta de subsídios, realizou a reunião participativa em Dourados e avalia as sugestões apresentadas para eventual alteração no traçado. A ANTT já deu início ao processo de licitação para a concessão da construção e gestão. Em relação a Ferroeste, ela terá uma extensão de 990 quilômetros. Já passou por estudos iniciais e está em fase de coleta de subsídios.

O traçado da Ferrovia Norte Sul prevê passagem da ferrovia nas cidades sul-mato-grossenses de Dourados, Brasilândia, Santa Rita do Pardo, Bataguassu, Nova Andradina, Angélica e Deodápolis no percurso entre Estrela D’Oeste (SP) e Panorama (SP).

Já o traçado da Ferroeste estuda trajeto que liga Dourados (MS) a Lapa (PR), saindo de Maracaju e passando também por Itaporã, Caarapó, Amambai, Iguatemi, Eldorado e Mundo Novo, em Mato Grosso do Sul. A implantação das ferrovias deve causar queda de pelo menos 30% no custo total do produto industrializado em Dourados e região. A expectativa é do vice-presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems) Sidney Petteri Camacho. São fretes, combustível e uma série de tributos que oneram o produto, segundo ele.

Traçados das ferrovias que incluem Dourados

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