32 C
Dourados
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Dourados ganha a quarta feira livre, no BNH 3º Plano

- Publicidade -

01/10/2015 14h17 – Atualizado em 01/10/2015 14h17

Da redação

Começa a atender o público nesta sexta-feira em Dourados a quarta feira com foco agroecológico criada pelo prefeito Murilo. É a Feira Livre do Ceper do 3º Plano, cujo funcionamento será toda sexta-feira, das 7h às 21h.

A abertura oficial acontece nesta sexta-feira, às 17h, com a presença de Murilo. A primeira feira criada na atual gestão foi a Rua Mozart Calheiros (W-5), no Izidro Pedroso, que funciona toda quinta-feira das 17h às 21h.

A segunda foi a da Vila Vargas, que funciona todo sábado, também das 17h às 21h. Nesse mesmo horário, mas toda terça-feira, funciona a Feira Agroecológica do Parque dos Ipês.

Essas feiras oferecem produtos hortifrutigranjeiros, mel, produtos caseiros da área de panificação como pães, bolos, biscoitos, doces, incluindo pastas e compotas e artesanato produzido pelas comunidades rurais, café torrado e moído na hora, produtos à base de cana-de-açúcar e muitos outros produtos.

Procurando levar ainda mais opções para as famílias, Murilo iniciou um processo que culminou com a venda de carnes e peixes nas feiras. Esses alimentos, que são cortes de carnes, linguiças e carnes temperadas, são embalados nas indústrias e apenas vendidos nas feiras, inspecionados pelo SIMD e com fiscalização da Vigilância Sanitária. Tudo dentro das normas mais eficientes de sanidade e higiene.

No caso do peixe, o pescado é abatido em frigorifico inspecionado, embalado e levado para a venda resfriado. São vários cortes principalmente de pacu e pintado, criados por piscicultores de Dourados. É um incentivo do prefeito à piscicultura, uma atividade que considera muito importante para a economia de Dourados.

As feiras estão sob coordenação da Semdes (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável), cuja secretária é Elizabeth Salomão, com apoio da Semafes (Secretaria de Agricultura Familiar e Economia Solidária) na área de agroecologia, e da Secretaria de Serviços Urbanos na área de infraestrutura e manutenção.

As feiras livres, além de beneficiar a população, é fundamental para gerar renda ao produtor, fixando-o no campo, evitando o êxodo rural e garantindo mercado para a produção local. Essa é a proposta do prefeito Murilo, ou seja, a promoção do desenvolvimento.

Feira do Parque dos Ipês foi a terceira criada em DouradosFoto: Chico Leite/Arquivo

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights