22.5 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Dourados tem médio risco de epidemia da dengue

- Publicidade -

13/05/2014 16h31 – Atualizado em 13/05/2014 16h31

Dourados continua em alerta contra a dengue

O Liraa (Levantamento do Índice Rápido de Infestação do Aeds Aegypti) realizado pela Prefeitura de Dourados através da Secretaria de Saúde apontou que o município tem mantido relativamente estável o índice de infestação do mosquito transmissor da dengue.

A pesquisa realizada entre os dias 5 e 9 deste mês de maio apontou incidência de 2,8%, considerada de médio risco para ocorrência de epidemia – classificação na qual o município permanece desde o mês de janeiro. O quantitativo é considerado índice de “alerta”.

O levantamento dá à prefeitura a ideia da quantidade de focos do mosquito existentes no município. Para isso, a cidade é dividida em oito regiões e são sorteados quarteirões destas para visita. A inspeção feita na área urbana é realizada em casas, terrenos baldios e prédios (apartamentos térreos e áreas comuns). Foram empregados na ação 80 agentes de endemias, além de coordenadores.

Ao todo, foram visitados 3.407 domicílios e encontrados 114 focos positivos. A situação mais preocupante é a região sul da cidade, onde foi encontrado o maior quantitativo de focos. Entre os bairros que receberam os agentes nesta localidade estão o Jardim Água Boa, Campo Dourado, Jardim Rasselen, Jardim São Pedro, Vila Adelina Rigotti e Vista Alegre.

Os dados coletados no Liraa são usados para direcionar as ações da prefeitura no combate à dengue. Apesar da proximidade com o inverno (21 de junho) quando os casos tendem a diminuir, os cuidados devem ser mantidos.

Por isso, a prefeitura segue com os mutirões. Haverá visita domiciliar, borrifação de inseticida e abordagem educativa nos bairros Ercília Pompeu, Jardim Novo Horizonte e Estrela Yvate na quarta-feira (14). Já na quinta-feira (15) será a vez dos bairros Jardim São Pedro, Vista Alegre e Água Boa.

“Graças ao trabalho da equipe do Centro de Controle de Zoonoses, o número de casos da doença em nossa cidade é reduzidíssimo”, lembrou o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Fernando Bastos. No entanto, é preciso que a população permaneça cuidando de seus quintais para que o município continue com registro baixo de casos da doença.

Combate à dengue permanece em Dourados para manter sob controle os índices de infestaçãoCrédito: A. Frota​

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights