21.5 C
Dourados
sábado, 20 de abril de 2024

Dourados terá 35 km de ruas laterais e 8 trevos na BR-163

- Publicidade -

25/07/2014 07h15 – Atualizado em 25/07/2014 07h15

Valéria Araújo

Com 847,2 quilômetros de extensão, o projeto de duplicação da BR 163 que cortará o Estado de Mato Grosso do Sul, atingindo 19 cidades e uma população de mais de 1,3 milhões, inclui 35 quilômetros de ruas laterais no trecho já duplicado em Dourados.

A extensão das vias paralelas a rodovia vai do Parque das Nações I até as proximidades da Embrapa. O projeto também prevê a construção de 8 trevos na região de Dourados. Entre elas já foram definidas a construção de interlocuções em frente da sede da Embrapa, outra no entroncamento da Avenida Marcelino Pires, uma terceira no Distrito de Vila São Pedro e também no Distrito de Vila Vargas, além de duas passarela. As obras estão previstas para iniciarem em 2016.

Ontem o diretor de engenharia da concessionária que realiza a duplicação na rodovia, Décio de Rezende Souza, informou que o Ibama já autorizou a duplicação em 10 pontos da BR, totalizando 89,2 quilômetros de extensão, além da construção das 17 Bases Operacionais do Serviço de Atendimento ao Usuário (Sau),e 09 praças de pedágio, que começam a ser cobrados a partir de outubro de 2015, quando será finalizada a primeira etapa da obra. Esta fase representa 10% do total de obras na rodovia.

As obras que deveriam ter iniciado em abril foram adiadas porque dependiam de autorização do Ibama. Desta vez, com parte das licenças em mãos a concessionária pode dar início as obras de duplicação nos trechos entre o quilômetro 192 ao 203 em Caarapó, em Jaraguari – do quilômetro 513,3 ao 519, em Bandeirantes e Camapuã – do quilômetro 580,3 ao 591, em São Gabriel do Oeste/Bandeirantes/Camapuã – do quilômetro 595 ao 602, em São gabriel do Oeste – do quilômetro 630,3 ao 648,7; Rio Verde de Mato Grosso – do quilômetro 651,8 ao 656,2; Rio Verde de Mato Grosso – do quilômetro 694,9 ao 699,5 e Sonora – do quilômetro 824,5 ao 832.

Já as praças de padágio serão construídas nas cidade de Mundo Novo, Itaquiraí, Caarapó, Rio Brilhante, Campo Grande, Jaraguari, São Gabriel do Oeste, Rio Verde de Mato Grosso e Pedro Gomes.
A partir de outubro desse ano também iniciam as obras de construção de bases do serviço de Atendimento ao Usuário. Essas unidade serão implantadas em 17 cidades, sendo uma delas em Dourados. O serviço contará com 500 funcionários distribuídos ao longo da BR 163, entre eles 259 de atendimento pré hospitalar, sendo 35 médicos que trabalharão 24 horas. As equipes serão apoiadas por uma frota composta por 17 ambulâncias resgate (sendo 5 Utis), 25 guinchos, 19 inspeções de tráfego e 11 caminhões de serviço.

Segurança

Com mais de 500 câmeras e circuito de monitoramento 24h a BR 163 terá serviço de primeiro mundo, garante o diretor Décio. A implantação do sistema começa até abril de 2016.

Pedágio

As nove praças de pedágio vão se concentrar nas cidades de Mundo Novo, Itaquiraí, Caarapó, Rio Brilhante, Campo Grande, Jaraguari, São gabriel do Oeste, Rio Verde de Mato Grosso e Pedro Gomes. Para percorrer os 847 quilômetros da um carro de passeio gastaria hoje um total de 41. Já um caminhão de 2 eixos gastaria R$ 82 para cortar o Estado. O investimento é de R$ 5 bilhões na rodovia.

BR-163 terá 35 km e oito trevos em trecho duplicado na cidade de Douradosfoto - HÉDIO FAZAN

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights