26.5 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Dourados tem associação para fomentar utilização da Libras

- Publicidade -

22/08/2014 12h45 – Atualizado em 22/08/2014 12h45

A Assimd foi oficialmente aberta no dia 7 de agosto na Câmara de Vereadores de Dourados

Luiz Radai

Foi criada em Dourados a Assimd (Associação de Surdos e Tradutores/Intérpretes Mãos Douradas). O principal objetivo do grupo é melhorar a utilização, divulgação e aprendizado da Libras (Língua Brasileira de Sinais). Segundo Naura Bataglin, uma das precursoras da associação a meta agora é obter o maior número de pessoas filiadas à associação, participando do movimento e criando uma identidade em Libras na cidade e região.

A Assimd foi oficialmente aberta no dia 7 de agosto na Câmara de Vereadores de Dourados. No entanto, sua data de fundação é 24 de outubro de 2013, como está no brasão.

Naura explica que entre as principais atividades da associação está a prestação de serviços à sociedade em cumprimento às leis que regulamentam a acessibilidade às pessoas com deficiência. “Queremos fomentar a inclusão dos surdos, tanto como associados, quanto como beneficiados diretos da presença de interpretes em eventos, reuniões. É a melhoria da acessibilidade e a inclusão da Libras com mais força na sociedade”, conta.

A profissão de intérprete é regulamentada e, em muitas cidades brasileiras, é obrigatória a presença de um profissional deste ramo em eventos, como forma de acessibilidade.

Cursos e capacitações em Libras também fazem parte do projeto inicial da associação. Em suma, o objetivo é que a Libras – uma língua própria de nossa nação – seja difundida através da sociedade, assim como é o inglês, a informática e outros meios de comunicação para os quais a população precisa estar preparada. “Por exemplo. Você tem um evento e quer que haja um intérprete lá. Teremos a associação para isso, você nos consulta e nós prestamos este serviço também. Mas precisamos que todos os interessados se associem”, explicou Naura.

Um site está sendo criado para que as pessoas acessem e façam adesão. A associação Mãos Douradas também têm perfil no facebook. É só procurar pelo nome.

Reunião na Câmara oficializou a criação da Associação que visa novos panoramas de acessibilidade em relação à Libras em Dourados (Foto: Arquivo Pessoal)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-