25.6 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Secretária reafirma início das aulas; Simted aposta em adesão à greve

- Publicidade -

17/07/2014 09h44 – Atualizado em 17/07/2014 09h44

As 45 escolas municipais e 36 Ceims de Dourados reiniciam hoje o segundo semestre do ano letivo, afirma a secretária de Educação, Marinisa Mizoguchi. Segundo ela, todas as unidades da Rede Municipal de Ensino estão funcionando normalmente no primeiro dia de aula após as férias.

Conforme a prefeitura, a negociação salarial com os professores foi encaminhada. Na terça-feira, o Executivo oficializou ao sindicato da categoria a proposta, já definida com os demais servidores públicos municipais, em relação à reposição salarial. Na folha de julho os professores terão o reajuste de 8,32% e os administrativos 6,15%. Nas folhas de agosto, setembro e outubro, a prefeitura vai repassar os valores relativos a abril, maio e junho.

Já em relação ao piso nacional para 20 horas semanais de trabalho, a prefeitura fez o compromisso de apresentar até outubro deste ano os estudos sobre a implantação do benefício. Marinisa lembra que isso significa dobrar o valor do salário dos professores, que atualmente recebem o piso nacional para 40 horas semanais.

Sindicato aposta em adesão à greve

Como hoje é o primeiro dia do retorno às aulas, o Simted acredita que algumas escolas possam funcionar parcialmente. Dos cerca de 1900 professores da rede municipal de Ensino, segundo a categoria, aproximadamente 700 são contratados, profissionais que provavelmente não vão aderir ao movimento grevista, por medo de retaliação. Há quase oito anos não há concurso público para professores no município.

De acordo com João Vanderley, presidente do Simted, até amanhã, sexta-feira, 80% das escolas devem aderir a paralisação. “Acreditamos que na semana que vem o movimento chega a 100%, como na greve passada”, acredita.

Enquanto o movimento não ganha adesão de todos os funcionários, a Secretaria de Educação pede para que os pais enviem seus alunos às escolas e Ceims em Dourados. No entanto, não há nenhuma garantia de que os estudantes vão encontrar professores em salas de aulas, reafirma o sindicato.

 Legenda: Escolas municipais e Ceims de Dourados reabriram nesta quinta-feira para reinício das aulasCrédito: A. Frota

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights