26.2 C
Dourados
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Esmeralda Borges lança livro e expõe trabalhos no Kikão

- Publicidade -

17/10/2014 06h54 – Atualizado em 17/10/2014 06h54

Esmeralda Borges lança livro e expõe trabalhos

Flávio Verão

Foram pouco mais de duas décadas de espera para “Um Abraço no Tempo” ser lançado pela escritora Esmeralda Borges, de 83 anos. Hoje, ela recebe convidados no Espaço Kikão, a partir das 20h, para mostrar a sua mais nova obra e apresentar trabalhos artesanais de quadros bordados à mão, na exposição “Entre Linhas e Letras”.

Titular da cadeira número 3 da Academia Douradense de Letras (ADL), Esmeralda Borges é uma pessoa simples, batalhadora e persistente em seus objetivos. “Desabafo”, sua primeira obra, de 1991, traz os desafios da vida. Agora, 23 anos depois, ela lança, pela editora Geratriz, seu segundo livro, “Um Abraço no Tempo”, obra que traz as marcas de sua fala, sendo uma excelente oportunidade de reflexão. Sem ter a pretensão de ensinar, Esmeralda apresenta nesta obra o valor do singelo, sentido que a maioria das pessoas perdem ao virarem adultas.

Sergipana, mas criada na Bahia, a escritora chegou a Dourados em 1969 com o marido Josué, com quem teve duas filhas. Viúva, ela não se diz artista e, sim, arteira. “Faço o que gosto de fazer, mas com o diferencial, que é o amor”, disse ela. “O amor é essencial para sermos felizes”, ensina.

Mais velha de oito irmãos, Esmeralda ganhou responsabilidades muito cedo. Cuidou dos irmãos e, aos oito anos, já era bordadeira, aprendizado conquistado com a mãe costureira. Mas engana-se que Esmeralda apenas trabalhava. Sua infância foi marcada por muita leitura, principalmente de romances. Em “Um Abraço no Tempo”, Esmeralda conta que a verdadeira fonte de plenitude do ser humano está nos momentos mais singelos da vida, seja num almoço em família, nas paisagens, na felicidade, no sorriso de outra pessoa, nos sonhos e até na frustração. O difícil, segundo ela, é reconhecê-los.

Por ter uma longa experiência de vida, ela fala com propriedade sobre o tempo. “O tempo traz tudo, só depende da pessoa querer. É claro que cada um tem o seu tempo e faz o seu tempo”, disse, referindo-se à longa espera para o lançamento de sua segunda obra. “Eu poderia ter lançado antes, mas confesso que não tive condições financeiras. Mas persisti em meu objetivo e chegou a hora, no meu tempo, de lançar o livro” explica a escritora.

Esmeralda Borges já tem outros dois títulos a serem lançados, obras que também vem sendo escritas há muitos anos. Uma delas é sobre poesias. Nenhum está previsto o lançamento, mas Esmeralda diz que serão apresentadas ao público no tempo certo.

Em evento da Academia Douradense de Letras, a escritora e artesã Esmeralda Borges que hoje lança livro “Um Abraço no Tempo”

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights