16.1 C
Dourados
sábado, 20 de abril de 2024

Estacionamento irregular gera 9,7 mil multas em Dourados

- Publicidade -

24/11/2014 13h24 – Atualizado em 24/11/2014 13h24

Flávio Verão

O número de multas por estacionamento irregular na cidade de Dourados até outubro deste ano, já soma 9.703, de acordo com estatísticas do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MS). A maior parte das multas é aplicada contra motoristas que estacionam na região central da cidade.

Encontrar carros e motocicletas estacionados em locais irregulares é fácil. A reportagem do O Dourados Agora saiu às ruas e, em um só quarteirão, na Avenida Marcelino Pires, próximo à Praça Antônio João, encontrou várias irregularidades. Um veículo Ecosport estava parado na faixa amarela, em cima da faixa de pedestres e obstruindo passagem de cadeirantes.

A condutora foi autuada e esnobou o agente de trânsito na hora de recolher o guia de multa, alegando que “estaria com pressa”. A poucos metros dali um veículo ocupava vaga destinada a idoso.

Segundo estatísticas do Detran, das 9,7 mil multas aplicadas neste ano, a maioria, 7.861, foram feitas no estacionamento rotativo. Em seguida, com 526 multas, vem a infração por estacionar em desacordo com a sinalização, como ocupar vagas de idoso, de cadeirante, de ambulância, entre outros.

A terceira maior infração de estacionamento irregular, com 381 autuações, refere-se ao estacionamento em passeio público/calçada. E na quarta colocação, com 301 multas, vem a infração por estacionar o veículo em locais e horários proibidos especificamente pela sinalização (placa proibido estacionar). Os condutores que estacionam em lugares indevidos estão desrespeitando a Lei nº 9.503, do Código Brasileiro de Trânsito.

Os valores da multas para este tipo de infração vão de R$ 53,20 e três pontos na Carteira Nacional de Habilitação, para infrações leves, até R$ 127,69 (grave) com perda de cinco pontos na carteira, além de poder ter o veículo guinchado ao pátio do Detran.

Segundo o diretor da Agência de Trânsito (Agetran) em Dourados, Nelson Almirão, o estacionamento irregular, principalmente na área central da cidade, é um velho hábito dos condutores que querem estacionar perto dos locais que irão frequentar (lojas, bancos) e, muitas vezes, não há vagas sobrando, e com isso cometem infrações.

Esse problema vem sendo combatido por meio de orientações de trânsito por parte dos fiscais da Agetran como em aplicações de multas, feitas também pela Guarda Municipal e Polícia Militar. Muitos condutores, de acordo com Nelson, tentam utilizar-se de desculpas como “só vou demorar 10 minutinhos”, “Não tem vagas”, “todo mundo estaciona lá”, mas acabam sendo multados pelos agentes.

Na semana passada, condutora em Dourados estacionou veículo na faixa amarela e obstruiu passagem de cadeirante. (Foto: Hedio Fazan)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights