16.7 C
Dourados
quarta-feira, 17 de abril de 2024

Exército comemora Dia do Soldado

- Publicidade -

25/08/2014 13h53 – Atualizado em 25/08/2014 13h53

Flávio Verão

O Exército comemorou o Dia do Soldado nesta segunda-feira, em cerimônia na 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, Brigada Guaicurus, em Dourados. A data é alusiva ao dia do nascimento do patrono da força militar, o marechal Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias.

Militares e Civis acompanharam a cerimônia, que teve início às 10 horas. Familiares dos soldados estiveram em peso, para companhar o compromisso do recruta perante a Bandeira Nacional. O ato ainda celebrou a entrega de condecorações militares.

Com câmera nas mãos pais dos soldados registraram pela primeira vez a imagem dos filhos no Exército. “É o sonho do meu filho, ele sempre quis estar aqui e hoje estamos comemorando o Dia do Soldado. Estou tão feliz que tenho poucas palavras para expressar esse momento”, disse Sandra de Souza, mãe de Dhionatan, recruta em Dourados.

Ao som da banda do Exército, a tropa desfilou e fez o juramento da bandeira. Em seu discurso, o General de Brigada Rui Matsuda parabenizou os militares pelo seu dia. “Este é o nosso Exército, que inspira confiança pelos valores que cultua, pela sua forte coesão e pelo comprometimento de cada um e de todos”, disse o general.

Programação

Além da tradicional formatura, a Semana do Soldado contará com uma programação que se estende até 30 de agosto. Na quarta-feira, por exemplo, haverá atividades para crianças de até 10 anos, a partir das 14h, no Parque dos Ipês. No período da noite, a partir das 19h, na praça Antônio João, terá o Concerto Sinfônico com a Banda de Música da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada.

No sábado, dia 30, haverá uma gincana interativa a partir das 09h no Parque dos Ipês composta por provas como corrida rústica de 5,2 Km, com participação livre da população, arrecadação de roupas, alimentos e brinquedos que serão doados a instituições filantrópicas. A corrida sairá do parque com direção ao Ecoville e retorno ao local de partida.

Duque de Caxias

Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, foi proclamado o patrono do Exército brasileiro pelo governo federal em 1962. É conhecido como o “pacificador”, pois comandou as tropas brasileiras em diversas rebeliões contra o Império de Dom Pedro I.

Durante o período imperial, foi o único militar a receber o título de Duque.
Participou, entre outros conflitos, da Balaiada – revolta ocorrida no Maranhão entre 1838 e 1840 – e da Guerra dos Farrapos, no Rio Grande do Sul – conflito separatista que durou dez anos, entre 1835 e 1845.

Recrutas fizeram compromisso militar perante a Bandeira NacionalFotos: Flávio Verão

Exército comemora Dia do Soldado

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights