32.3 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Família Sotolani realiza o 3º encontro no final de semana em Dourados

- Publicidade -

14/07/2015 13h52 – Atualizado em 14/07/2015 13h52

Da redação

A família Sotolani realiza no próximo final de semana, dias 18 e 19, sábado e domingo, o Terceiro Encontro, nas dependências do Salão dos Vicentinos, no Bairro Izidro Pedroso, na cidade de Dourados/MS, com jantar-baile e churrasco.

No sábado, a programação se inicia a partir das 20 horas, com a celebração de uma missa, pelo Pe. Alex, na Igreja Rainha dos Apóstolos, do Izidro Pedroso.

Após a missa, em continuidade ao evento, já no Salão dos Vicentinos, que se localiza na Rua Antonio Luiz Marra, também no Conjunto Izidro Pedroso, haverá jantar italiano, com serviço de buffet especialmente contratado.

Após o jantar, a festa continua com música ao vivo, animada pela Banda Ponte Aérea, com seleção musical que vai agradar todos os públicos, tanto jovens como adultos.

Serão dois dias de muita festa, com gente vinda de vários estados, principalmente São Paulo, Mato Grosso, Rondônia e Mato Grosso do Sul. Como a família é muito numerosa, principalmente no município de Dourados, contabilizando mais de mil pessoas espalhadas pelo Brasil, estima-se que nos dois dias do evento deverão comparecer mais de setecentas pessoas.

Para os interessados, que ainda não adquiriram seus convites, deverão fazer contato pelos telefones (67) 3426-0120, 8161-2862 e 9609-4968, que ainda dá tempo. O preço é de R$ 30,00 para o jantar-baile no sábado e o mesmo valor para o churrasco no domingo.

HISTÓRICO DA FAMÍLIA

A origem da família Sotolani é italiana, sendo que o sobrenome correto é Sottolano, conforme os documentos obtidos na Itália. O patriarca da família, no Brasil, foi Nicola Antonio Sottolano, que nasceu em Angellara, frazione da comune de Vallo della Lucania, província de Salerno, em 03/05/1863.

Nicola Sottolano veio para o Brasil com a família (esposa e cinco filhos) no começo do século passado, mais precisamente em 1901 e aqui teve mais dois filhos. Estabeleceu-se na região de Ribeirão Preto/SP, para trabalhar na Fazenda Dumont, pertencente à família de Santos Dumont, onde os filhos foram criados.

Com a crise do café, a fazenda foi adquirida por investidores ingleses, já que a Estrada de Ferro que escoava a produção da região, para exportação, foi financiada com capital inglês.

Os filhos de Nicola tomaram rumos diferentes, espalhando-se pelos estados de São Paulo e Mato Grosso (uno). Hoje seus numerosos descendentes estão presentes em cidades como Sertãozinho, Limeira, São Paulo, Andradina, Campo Grande, Dourados, Cuiabá, Sinop, Porto Velho, dentre outras.

ENCONTROS ANTERIORES

O Primeiro Encontro da Família Sotolani aconteceu em julho/2004, nas instalações da Seleta, em Dourados. Naquela ocasião, a Câmara Municipal homenageou os pioneiros da Colônia dos Italianos, Fernando Zanata, Emílio Manfré e Beatriz Scarabelli Sotolani. Em sessão solene, foram entregues títulos de Cidadão Benemérito aos seus familiares, em reconhecimento ao muito que aquelas famílias fizeram pelo desenvolvimento do município de Dourados.

No mesmo evento, para preservar a memória dos imigrantes brasileiros, os descendentes doaram documentos históricos, como cartas e salvo-conduto de pessoas da família, para a prefeitura, que hoje compõe o acervo do Museu Municipal de Dourados, aberto à visitação pública.

O Segundo Encontro aconteceu em julho/2006, também nas dependências da Seleta, com muito sucesso, como no evento anterior. Além do jantar-baile no sábado e churrasco no domingo, teve ainda missa italiana, homenagem aos falecidos e nascidos recentes, apresentação cultural do CTG, brinquedos infantis, distribuição de brindes, jograis e exposição de fotografias.

LANÇAMENTO DO LIVRO

Por ocasião do 3º Encontro, será lançado o livro FAMÍLIA SOTOLANI, escrito por Matusalém Sotolani, que narra a saga da família, desde os primórdios, até os tempos atuais, principalmente da sua infância, com episódios marcantes ou coisas do dia-a-dia, dos quais foi testemunha ocular ou por ter ouvido dos antepassados.

Matusalém vivenciou sua infância na Colônia dos Italianos, a primeira comunidade povoada por descendentes de italianos no município de Dourados, oriundos do estado de São Paulo.

A fama das terras férteis das matas de Dourados e dos excelentes campos de vacaria corria solta nos cafezais paulistas. Atentos, várias famílias cruzaram o grande rio Paraná e aqui compraram pequenas áreas agricultáveis. Ao se estabelecerem, juntamente com outras famílias de descendentes de italianos, mal sabiam que estavam criando o próspero povoado conhecido na região como a “Colônia dos Italianos”, que muito contribuiu para a pujança do município de Dourados.

São grandes famílias, como os Manfré, Zanatta, Viscardi, Santi, Fagnani, Scarabelli, Pigari e outras, que vieram para Dourados na década de 50 e ali se estabeleceram, em terras adquiridas de Ciro Mello, na região próxima do distrito de Indápolis.

Ali construíram escola, igreja, abriram estradas e pontes, promovendo a agricultura familiar e povoando uma área que predominava a pecuária de campo, muito contribuindo para o desenvolvimento da região.

Hoje grande parte dos descendentes reside na sede do Município, deixando de lado a agricultura para trabalhar no comércio e no serviço público, como o Dr. Matusalém Sotolani, que é Delegado de Polícia em Campo Grande/MS.

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights