15 C
Dourados
sábado, 20 de abril de 2024

Feiras garantem mercado a orgânicos em Dourados

- Publicidade -

03/09/2015 10h24

Douradosagora

O prefeito Murilo acompanhou ontem a abertura da Feira Agroecológica do Parque dos Ipês, a terceira do setor instalada em Dourados. “Pude perceber o contentamento dos produtores rurais, que ganham mais um espaço para comercializar os seus produtos, e também da população, que tem mais um local para comprar alimento saudável vindo direto do sítio”, diz o prefeito.

É uma feira que já nasce grande, com a participação dos produtores do PAIS (Produção Agroecológica Integrada Sustentável) de Vila Vargas e Assentamento Lagoa Grande, da Comunidade Quilombola, Comunidade Indígena, da Apomes (Associação de Produtores Orgânicos) e de ainda produtores individuais da região periférica da cidade.

A feira do Parque dos Ipês, cuja organização é feita pela Semafes (Secretaria de Agricultura Familiar e Economia Solidária) oferece produtos hortifrutigranjeiros agroecológicos, mel, produtos caseiros da área de panificação como pães, bolos, biscoitos, doces, incluindo pastas e compotas e artesanato produzido pelas comunidades rurais.

A feira vai funcionar toda terça-feira, das 17h às 21h. Foi muito boa a movimentação de pessoas já no primeiro dia, segundo o secretário da Semafes, Landmark Ferreira Rios. “Teve produtor que vendeu tudo o que levou”, disse.

“A população aprovou, inclusive os usuários do parque que fazem caminhadas de fim de tarde. Agora toda terça-feira, após o esporte e lazer, poderão levar produtos saudáveis para casa”, acrescenta o secretário. Na feira também há barracas de alimentação, servindo de espetinho a pastel e até comida japonesa.
Landmark afirma que uma feira como essa, além de beneficiar a população, é fundamental para gerar renda ao produtor, fixando-o no campo, evitando o êxodo rural e garantindo mercado para a produção local. “Essa é a proposta do prefeito Murilo; é a promoção do desenvolvimento”, diz.

E o trabalho continua, segundo Landmark. A Semafes pretende ampliar a oferta de frutas nas feiras agroecológicas. “Estamos fazendo levantamento para identificar esses produtores. Muito deixam perder a produção orgânica de frutas no seu sítio sem saber que na cidade há um público grande que busca esse tipo de alimento”, explica.

Para a certificação dos produtores orgânicos a Prefeitura está firmando parceria com o Sebrae Regional Sul e a Apomes. A Apomes é uma entidade preparada para associar e certificar para a produção orgânica.
A parceria com o Sebrae também tem foco na produção em escala para garantir produto para as feiras agroecológicas o ano todo. “Já identificamos uma grande demanda para os produtos agroecológicos. Agora precisamos nos organizar para atender regularmente essa demanda”, diz.

Ao todo 30 produtores já participam das feiras agroecológicas de Dourados. A primeira foi instalada na Rua Mozart Calheiros (antiga W5), no bairro Izidro Pedroso e funciona toda sexta-feira, das 17h às 21h. A segunda foi a de Vila Vargas, que acontece no mesmo horário, no pátio do CRAS. ​

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights