21 C
Dourados
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Reinaldo tem apoio de Geraldo por compromissos com Dourados

- Publicidade -

08/10/2014 08h26 – Atualizado em 08/10/2014 08h26

Candidato do PSDB recebeu documento contendo demandas nas áreas de saúde, educação, segurança, logística e desenvolvimento comprometendo-se em cumpri-las, caso eleito para o Governo do Estado

O deputado federal Geraldo Resende (PMDB) confirmou o apoio, no segundo turno, ao candidato ao Governo do Estado Reinaldo Azambuja (PSDB). A aproximação aconteceu por meio da apresentação de uma “Carta-compromisso” elaborada por Resende e assumida na íntegra por Azambuja.

O documento elaborado por Geraldo Resende e assinado por Reinaldo Azambuja defende investimentos e ações que priorizam Dourados e região, bem como com as regiões de Fronteira e Cone Sul do Estado. “Enquanto alguns fecham esses acordos com base em interesses individuais, nós apresentamos pautas de profundo interesse da população, que já foram utilizadas como propaganda política, mas sem nenhum diálogo com os setores organizados. O objetivo é apoiar hoje e cobrar amanhã”, afirmou o parlamentar.

Ao assinar o documento, o candidato do PSDB comprometeu-se em promover ações específicas nas áreas de saúde pública, segurança, educação, logística, desenvolvimento e participação de Dourados e região nas decisões macroestruturantes que envolvam o governo do Estado.

No setor de saúde pública, Reinaldo Azambuja firmou compromisso em realizar uma discussão sobre a organização da assistência hospitalar em Mato Grosso do Sul, principalmente sobre o papel dos futuros hospitais regionais e de quem será a responsabilidade da gestão dos mesmos.

Com relação ao Hospital Regional de Dourados, o peessedebista deverá promover debates sobre a missão, gestão, localização e área de abrangência, além da transformação em Hospital-Escola para abrigar um futuro curso de Medicina na UEMS/Dourados. “Neste ponto específico, é importante transformar discursos vazios em uma estratégia de saúde pública contemplando a Região da Grande Dourados e com papéis bem definidos”, afirmou Geraldo Resende, durante o ato de assinatura.

Segundo o documento, o futuro governo do Estado deverá fazer gestões junto à União, para garantir a implementação do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras, o Sisfron. Entre outros pontos, deverá promover também a implantação de mais um Batalhão da Polícia Militar e de, pelo menos, outras duas delegacias civis, e de unidades da Delegacia da Mulher 24 Horas em Dourados e nas principais cidades da região. Na área da educação, um dos compromissos do candidato, firmado na carta, é a devolução da autonomia à Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS e a não transferência da sede da instituição para Campo Grande. Uma sugestão é a implantação do curso de Medicina na UEMS/Dourados.

Logística

Um dos pontos destacados no documento é a luta pela implantação de dois ramais ferroviários em discussão, a EF 267, braço da Ferrovia Norte-Sul, e da EF 484. Nesse item, destaca-se como fator de desenvolvimento também a implantação do Porto Seco em Dourados e uma ZPE (Zona de Processamento de Importação) em Ponta Porã.

“A implantação dos dois ramais ferroviários deverá se dar conjuntamente com outras iniciativas para tornar a ferrovia ainda mais eficiente, entre elas: ampliação do aeroporto municipal de Dourados-MS, com a criação do sistema intermodal de cargas entre o aeroporto, a ferrovia, a rodovia e a hidrovia do Rio Paraná, para atender a Grande Dourados, o Cone-Sul e a Faixa de Fronteira”, propôs Geraldo Resende.

Com relação à representatividade de Dourados no governo do Estado, Geraldo obteve o compromisso de Reinaldo Azambuja, de incluir a participação da Grande Dourados, da Região de Fronteira e do Cone-Sul em seu secretariado e na composição de conselhos estaduais, como os de Segurança, Desenvolvimento, Detran, Educação, Saúde, e do Fundo Constitucional do Centro-Oeste – FCO. “As indicações de servidores devem ser feitas “obedecendo ao aspecto da meritocracia e não apenas pela filiação partidária dos futuros indicados”, ressaltou o documento.

Candidato ao governo Reinaldo Azambuja recebe apoio do deputado Geraldo Resende. (Foto: Divulgação)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Edital de balanço

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights