25.9 C
Dourados
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Guarda alerta ciclistas ao passarem em semáforos fechados; veja vídeos

- Publicidade -


17/07/2015 15h14 – Atualizado em 17/07/2015 15h14

Flávio Verão

O comandante da Guarda Municipal em Dourados, João Vicente Chencarek, alerta os ciclistas sobre o perigo de passar em semáforos fechados.

Na semana passada um ciclista escapou de ser atropelado ao atravessar a Marcelino Pires no sinal vermelho. O condutor desviou bruscamente, perdeu o controle e só parou depois de bater no meio-fio, em frente à praça Antônio João.

A Guarda tem câmeras instaladas na praça, que fazem imagens das avenidas Marcelino Pires, Presidente Vargas e Joaquim Teixeira Alves.

No vídeo é possível ver o ciclista seguindo pela avenida Presidente Vargas e ao atravessar a Marcelino Pires quase é atropelado. O carro, ao bater no meio-fio, quebra a roda direita.

Mas em janeiro deste ano um ciclista foi atropelado, no mesmo cruzamento. Ele seguia pela avenida Marcelino Pires e também avançou o sinal. Um veículo que seguia pela Presidente Vargas, aparentemente em alta velocidade, atingiu ele em cheio.

O ciclista foi arremessado por pelo menos cinco metros, bateu no meio-fio e em seguida sentou-se ao chão.

“É preciso ter prudência no trânsito, principalmente os usuários mais frágeis, como ciclistas, pedestres e motociclistas”, diz o comandante da Guarda.

Muitos dos ciclistas passam o sinal vermelho pois sentem-se inseguros em parar no sinal com outros veículos atrás. Ao tentar ultrapassá-los, condutores de carros e motos tiram fina dos ciclistas, sem contar que muitos buzinam, mesmo sabendo que bicicleta é um meio de transporte lento.

Andar de bicicleta no centro de Dourados não é fácil. A Marcelino Pires, por exemplo, dispõe de três faixas exclusivas para veículos. O ciclista é obrigado a utilizar a faixa da direita, utilizado muito por ônibus.

Há três anos vem sendo discutido a implantação de um projeto cicloviário na cidade, ligando centros e bairros. Só saiu do papel uma ideia partida da prefeitura, de colocar cones aos domingos na faixa esquerda da Marcelino Pires, como se bicicletas fossem exclusivas para passeios no final de semana.

Mortes

De janeiro a maio deste ano, 16 pessoas morreram em Dourados vítimas do trânsito. Desse total, dois eram condutores de carros, cinco pedestres, dois ciclistas e sete motociclistas.


Veículo atinge ciclista em cheioFoto: reprodução



Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Extrato de Contrato

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights