20.2 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

Halder Gomes ministra palestra na Mostra Audiovisual

- Publicidade -

29/05/2015 09h16 – Atualizado em 29/05/2015 09h16

A Mostra Audiovisual de Dourados (MAD) promove, amanhã, palestra com Halder Gomes, diretor, produtor e roteirista do filme “Cine Holliúdy”. O encontro acontece às 17h no Teatro Municipal. A partir das 19h, no mesmo local, ocorre a exibição da produção rodada em 2012. Ambos os eventos têm entrada gratuita.

No bate-papo, Halder vai revelar todo o processo que revolucionou a forma de pensar a distribuição no cinema nacional. Através de uma linguagem coloquial e objetiva, somado a princípios de administração e planejamento estratégico de marketing aplicados ao “case Cine Holliúdy”, ele discorre, dados numéricos em sua área de atuação, trazendo ao público a compreensão de todo o percurso desde o surgimento de uma ideia a sua materialização nas telonas.

“Cine Holliúdy” se passa no interior do Ceará, ali no início da década de 1970, e o seu protagonista Francisgleydisson (Edmilson Filho) é um apaixonado pela Sétima Arte e anda preocupado com o crescente interesse da população pela TV. É que a caixa de som e vídeo está matando os cinemas. Cabra da peste arretado, ele resolve enfrentar este desafio se mudando com a esposa e o filhão para uma pequena cidade. Lá, eles fazem uma obra “ligeiro bala” para montar uma sala própria (olha o título) e seguir encantando o povo com as imagens e histórias, com sempre faz com o filho. E o macho que acredita que “tudo tem um jeito” se vira para tocar o negócio, improvisando do jeito que dá e teoricamente não daria.

Enquanto isso, um prefeito (Roberto Bomtempo), inspirado em Odorico Paraguassu (“O Bem-Amado”), quer mais é saber de voto e já encomendou a televisão para a praça local. Será que o herói vai perder essa?

Para quem estabeleceu algum tipo de conexão com o clássico e oscarizado “Cinema Paradiso” (1988), que emocionou plateias no mundo inteiro, não está errado não. Tem adulto, tem criança, tem cinema… Segundo avaliação do site Adoro Cinema, a emoção não é de chorar e pode ser de rir, porque o roteiro do diretor Halder Gomes é simples e não tem a pretensão de ser poético. Quer mesmo é divertir, seja fazendo piada com religião, deficientes, gays, ou falando de sua gente, seu jeito, seus nomes (foneticamente curiosos), as expressões típicas muito engraçadas e, claro, assumindo sem pudor uma deliciosa cafonice nas cores, efeitos e trilha sonora.

Serviço

A MAD começou dia 21 e termina no domingo. É uma realização a Organização Artística e Cultural de Dourados (OCA) e da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Tem como apoio a Prefeitura de Dourados, Kikão Restaurante, Pinduca Alimentos e Zoom Produções. Outras informações pelos telefones (67) 3410-2877 e 3410- 2875.

Em “Cine Holliúdy”, Francisgleydisson (Edmilson Filho) é um apaixonado pela Sétima Arte e anda preocupado com o interesse da população pela TV. (Foto: Divulgação)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-