26.6 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

HU-UFGD e Ebserh lutam pela Unidade da Mulher e da Criança

- Publicidade -

19/06/2015 08h30 – Atualizado em 19/06/2015 08h30

HU-UFGD e Ebserh lutam pela construção da Unidade da Mulher e da Criança

Após a conclusão dos projetos, será realizada licitação para a contratação da empresa que efetuará a obra

Douradosagora

O Hospital Universitário da Universidade da Grande Dourados (HU-UFGD), em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (Unops), tem avançando nas discussões sobre a elaboração dos projetos faltantes para a construção da Unidade da Mulher e da Criança (UMC – antes denominado IMC), anexo que será erguido junto ao HU-UFGD e que abrigará todo o atendimento à linha materno-infantil da instituição.

Em Brasília, no mês de maio, foi assinado termo de cooperação entre a presidente em exercício da Ebserh, Jeanne Michel, e o reitor da UFGD, professor Damião Duque de Farias, parceria que resultará na elaboração dos projetos estruturais do prédio da UMC, com previsão de término ao final de 2015.

Nessa primeira etapa, serão empregados R$ 1,1 milhão provenientes do Programa Nacional da Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), gerido pela Ebserh.

Na manhã de ontem, a Superintendência do HU-UFGD conversou por videoconferência com um grupo de colaboradores da Ebserh e da Unops que está responsável pela evolução dos novos projetos e a análise dos já existentes – elaborados pela empresa que venceu a licitação para realizar os projetos, mas não os entregou em sua totalidade, atrasando todo o processo de construção da Unidade.

Essas reuniões têm sido frequentes, pois a Ebserh e o HU-UFGD estão empenhados em tirar do papel esse projeto que atenderá mais de 800 mil habitantes, suprindo uma demanda local de benefícios à saúde feminina e infantil, além de hospedar um grande centro de pesquisa, de ensino e de formação de novos médicos.

Atualmente, as atividades estão em fase de definição de plano de trabalho, apresentação de relatório técnico sobre o projeto já existente e início da elaboração do programa de necessidades do hospital. Uma delas é a adequação da futura estrutura do UMC às da Rede Cegonha, programa adotado pelo HU-UFGD que busca assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez e ao parto, bem como garantir às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e ao desenvolvimento saudáveis.

Garantia

Em encontro com representante do Ministério da Saúde no início do ano, a Ebserh e a UFGD, na presença do deputado federal Geraldo Resende, receberam a confirmação de que esse planejamento tomará corpo e se tornará realidade no que depender da destinação de recursos por parte do órgão. Hoje, a obra está calculada em aproximadamente R$ 35 milhões, estando isenta dessa previsão a equipagem do local.

Após a conclusão dos projetos, será realizada licitação para a contratação da empresa que efetuará a obra. Acompanhado pela Unops, o processo licitatório e a construção do prédio serão otimizados, com menos riscos, maior rapidez e melhores custo-benefício e qualidade.

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights