21.8 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Justiça começa ‘abastecer’ 550 urnas em Dourados

- Publicidade -

22/09/2014 07h10 – Atualizado em 22/09/2014 07h10

Dourados começa hoje a inseminar 550 urnas

Em todo Mato Grosso do Sul, 5.741 equipamentos recebem os dados oficiais do Tribunal Regional Eleitoral (TRE)

Valéria Araújo

Há 13 dias das eleições, a cidade de Dourados inicia hoje a inserção de dados oficiais em 550 urnas eletrônicas. São 241 na 18ª Zona Eleitoral, 249 na 43ª Zona e 60 urnas de contingência, que são aquelas que servem para substituição caso algum equipamento apresente falha. O ato de início das inseminações está previsto para as 8h, na 18ª com a presença de membros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ministério Público, juízes eleitorais e representantes de coligações. Na 43ª as inseminações ocorrem a partir do dia 24.

De acordo com o chefe do cartório da 18ª Zona Eleitoral, o total de 60 urnas de contingência é suficiente para suprir eventuais problemas no sistema. “Na última eleição nenhuma urna estava danificada ou precisou ser substituída. Em 10 equipamentos, foram realizados procedimentos de manutenção simples, como a troca da bobina”, garante.

Conforme o cronograma, o processo de carga teve início em todo o Estado na última terça-feira em duas zonas eleitorais da Capital. A previsão é de que os trabalhos sigam até o dia 30, com a preparação das urnas das demais zonas eleitorais da Capital e de todo o interior do Estado, que publicarão edital convocando as entidades envolvidas.

Inaptos

Para as eleições de 2014 o TRE/MS julgou 600 pedidos de registro de candidaturas, dos quais 541 candidatos encontram-se aptos e 59 inaptos, que são aqueles cujo pedido de registro de candidatura, no momento da geração da tabela, encontrava-se com uma das seguintes situações: indeferido, cancelado, cassado, não conhecido, falecido ou renúncia à candidatura. Eles não terão o nome e número inseridos na urna.

Segurança

Paralelamente às inserções, os cartórios eleitorais também preparam operação contra a compra de votos. Para isto já estão escalados 330 policiais federais, militares e da Guarda Municipal para atuarem no dia 5 de outubro. Mais de 230 policiais militares estarão nos locais de votação e pontos estratégicos.

De acordo com o major Carlos Silva, todo o efetivo já está sendo mobilizado. Cães policiais e pelotão de choque poderão ser acionados diante de eventuais tumultos. A Força Nacional, em conjunto com a Polícia Federal, vai atuar na Reserva Indígena. Quem for detido será encaminhado para a Delegacia da Polícia Federal

O ato de início das inseminações está previsto para às 8h de hoje, na 18ª Zona Eleitoral de Dourados. (Foto: Hédio Fazan)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights