15 C
Dourados
sábado, 20 de abril de 2024

Mãe dá à luz ao 5º bebê na viatura dos Bombeiros de Dourados

- Publicidade -

24/04/2014 08h01 – Atualizado em 24/04/2014 08h01

A primeira mamada também aconteceu no interior da Unidade de Resgate, a caminho do Hospital. Mãe e filha passam bem

Douradosagora

Uma douradense deu à luz ao quinto filho numa viatura dos Bombeiros de Dourados, sob a assistência do sargento Santos, do sargento Edijam e da cabo Allyne. Foi o quarto parto realizado pelo oficial Santos, ao longo de uma carreira de serviços prestados à comunidade.

Por volta das 16 horas de segunda-feira, feriado de Tiradentes, a dona de casa residente no Jardim Novo Horizonte acionou os Bombeiros, através do telefone 193, e pediu ajuda porque já sentia fortes contrações. Assim que entrou na Unidade de Resgate (AR- 53), dotada de UTI móvel, a menina nasceu de parto normal.

De acordo com informações repassadas pela equipe à funcionária civil, Elisângela da Silva Alexandre, a primeira mamada aconteceu ainda na viatura dos Bombeiros, antes de chegar no Hospital Universitário.

Entre os projetos realizado pelos bombeiros, está o de coleta e distribuição de leite materno. O objetivo é atender recém-nascidos através do Banco de Leite Humano, que dispõe de unidades no Hospital Universitário de Dourados (HU) e no Hospital da Vida.

Todo o leite humano doado é utilizado para alimentar bebês internados na UTI Neonatal e Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), que ainda não têm a capacidade de sugar o leite do seio ou cujas mães não podem amamentar.

Com o atual número de bebês internados nessas unidades do HU, está sendo utilizado 1,5 litro de leite por dia. Nesse caso, o ideal é ter, em média, 45 litros de leite disponíveis por mês, somente para atender às necessidades do HU. Quando é possível, o Banco de Leite Humano ainda atende às UTI’s neonatais do Hospital Santa Rita e do Hospital Evangélico, o que não é o caso, atualmente, devido ao baixíssimo estoque de leite.

As interessadas em doar precisam entrar em contato com o Banco de Leite pelo telefone 3410-3273 ou 3410-3140, das 7h às 13h, e fornecer alguns dados. A coleta é feita em parceria com o Corpo de Bombeiros e o apoio logístico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que envia uma bombeira ou uma funcionária do Banco de Leite até a residência da doadora para fornecer os recipientes e explicar como deve ser feita a coleta e o armazenamento.

O leite materno é de fundamental importância para a recuperação de bebês com o estado de saúde debilitado, já que possui todas as proteínas, vitaminas, gorduras, água e outros nutrientes necessários para o seu completo desenvolvimento e proteção.

Para que o leite humano doado possa ser utilizado por outros bebês, é preciso passar pelo processo de pasteurização, o que aumenta sua validade em até seis meses. Na ausência do leite humano ordenhado pasteurizado (LHOP), são usadas fórmulas infantis, mas elas podem causar danos ao intestino do bebê.

Cabo Allyne na viatura onde mulher deu a luz à uma menina, na segunda-feira

Banco de Leite do HU pasteuriza em torno de 30 a 40 litros por mês e precisa de novas doadoras. Enfermeiras nutrem as crianças prematuras que ainda não têm forças para se alimentarem sozinhas foto - Hedio Fazan

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights