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sexta-feira, 29 de março de 2024

Matemática é foco na formação dos professores da Rede Pública

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08/08/2014 08h05 – Atualizado em 08/08/2014 08h05

Matemática é foco na formação de educadores da Rede Pública

Educadores das redes municipal e estadual participam do Pacto Nacional de Alfabetização (PNAIC)

Flávio Verão/ O Progresso

Dando continuidade às capacitações do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), pro-fessores alfabetizadores das séries iniciais em Dourados (1º ao 3º anos), participam de formação sobre o ensino da matemática, desde março deste ano.

As atividades do segundo semestre começaram esta semana para aproximadamente 70 professores da rede estadual. A rede municipal está atendendo 270 Professores Alfabetizadores, 10 Professores convidados e 26 Coordenadores Pedagógicos. A carga horária presencial totaliza 120 horas e a semipresencial de 40 horas.

O Pacto Nacional é um compromisso formal assumido pelos governos federal, estadual e municipal de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Segundo o Ministério da Educação, o resultado nacional da última edição da Prova ABC (Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização) mostram que 44,5% dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental apresentaram proficiência adequada em Leitura, 30,1% em Escrita e 33,3% em Matemática para este ano.

Para melhorar esses resultados, embora cada região apresenta percentual diferenciado, o governo desenvolve formação continuada com os professores das séries de alfabetização. O programa, que começou no ano passado com a disciplina de língua portuguesa, se estende agora com o ensino da matemática.

As ações do Pacto compreendem um conjunto integrado de programas, materiais, referencias curriculares e pedagógicas, disponibilizados pelo Ministério da Educação, que contribuem para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação dos professores alfabetizadores. Essas ações são complementadas por outros três eixos de atuação: materiais didáticos e pedagógicos, avaliações, controle social e mobilização.

Em Dourados a rede estadual de ensino atende em média setenta professores alfabetizadores, os quais são divididos por anos, tendo como professoras orientadoras duas técnicas da Secretaria de Estado de Educação, professoras Valkiria Alves Milandri e Wilma Correa de Oliveira e a professo-ra/multiplicadora do NTE/Dourados Lucimeire Aparecida Garcia.

Na Rede Municipal os 270 educadores são orientados pelas professoras orientadoras Clair Munhoz, Cristina Dias Lins, Cristina Fátima Pires Santana, Evanilce de Souza Amaral, Fátima Julião Soares, Imaculada da Conceição de Souza, Judite Clara Fonseca, Ligia Maria Rosa, Mariolinda Ferraz, Marly Dias, Nilda Maria de Figueiredo, Olga Cristina Teixeira, Sandra Francisca da Silva. A coordenação é da profissional Lucy Troian.

Após a formação, os participantes levam tarefas para a aplicação na sala de aula. “Durante os encontros presenciais são realizadas orientações e esclarecimentos das tarefas propostas. Ao retornarem para o curso, os professores apresentam os resultados e com isso, a atividade é retomada e discutida a intervenção. As orientações também acontecem à distancia através de e-mail, telefone e individual, com agenda”, destacou a diretora do Departamento de Ensino Mariolinda Ferraz, da Secretaria Municipal de Educação.
Ludicidade

O jogo é a atividade lúdica mais trabalhada pelos professores atualmente, pois ele estimula as várias inteligências, permitindo que o aluno se envolva em tudo que esteja realizando de forma significativa. De acordo com Wilma Correa, ministrante do curso de formação aos professores do Estado em Dourados, aproveitar as curiosidades dos alunos e explorar situações e contextos problematizáveis é, na matemática, uma das importantes tarefas da didática, partindo do cotidiano e das expe-riências e conhecimentos das crianças.

Serviço: saiba mais – (https://www.facebook.com/Pnaicdourados)

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