22.5 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Medianeira altera linha “universitária” nas férias; queixas continuam

- Publicidade -

17/07/2012 09h41 – Atualizado em 17/07/2012 09h41

Medianeira altera horário da linha “universitária” nas férias

Após as férias os horários dos ônibus voltam ao normal, mas o que preocupa os usuários ainda são as condições do serviço

Renan Nucci

Desde esta segunda-feira (16), a linha “universitária” da empresa de transporte coletivo Medianeira, tem operado com algumas variações em Dourados. Segundo o gerente da empresa, Marcelo Saccol, a medida foi tomada por conta do baixo fluxo de estudantes nesta época do ano.

“As principais instituições da cidade estão em férias ou em recesso. Por isso, não existe o porquê de utilizar todos os ônibus como de costume”, explicou. Ele lembra que os horários comerciais, noturnos e exclusivos para finais de semana e feriados, deverão continuar normalmente até o próximo dia 29.

“Na verdade, as linhas serão mantidas, com exceção dos veículos de reforço que são necessários devido ao grande número de estudantes. O objetivo é manter o serviço disponível à todos. Após o período de férias, os reforços voltam”, concluiu.

Clique aqui para ver os horários disponíveis

Os mesmos problemas?

Após as férias os horários dos ônibus voltam ao normal, mas o que preocupa os usuários ainda são as condições do serviço que segundo eles, está abaixo do esperado. Na última semana, um estudante divulgou uma foto de um carro lotado, na rede social Facebook.

“Quarta-feira (11/07), ônibus das 06h30 saiu do transbordo às 06h45, apinhado de passageiros, pois o próximo horário era somente às 07:20. Brincadeira né medianeira?”, dizia a postagem.

A imagem foi divulgada num grupo da rede chamado “Medianeira Dourados, não pode continuar assim!”, criado por estudantes da UFGD como forma de manifesto. “Falta de consideração. Muitas pessoas ainda utilizam os ônibus como meio de transporte. Esperar tanto tempo é sacanagem” disse uma aluna em um dos comentários.

O que diz a Lei?

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, Lei Nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, Art. 100: Nenhum veículo ou combinação de veículos poderá transitar com lotação de passageiros, com peso bruto total, ou com peso bruto total combinado com peso por eixo, superior ao fixado pelo fabricante, nem ultrapassar a capacidade máxima de tração da unidade tratora.

Art. 117: Os veículos de transporte de carga e os coletivos de passageiros deverão conter, em local facilmente visível, a inscrição indicativa de sua tara, do peso bruto total (PBT), do peso bruto total combinado (PBTC) ou capacidade máxima de tração (CMT) e de sua lotação, vedado o uso em desacordo com sua classificação.

O que diz a empresa?

Em recente entrevista a este repórter, Saccol disse que a empresa cumpre todas as exigências da administração municipal, e preza para que todas as normas sejam respeitadas por seus funcionários. “Todo semestre passamos por avaliação de fiscais e mecânicos da prefeitura. Cada carro que trafega pela cidade foi devidamente checado e está em perfeitas condições de uso”, observou.

A Medianeira realiza cerca de 1.400 viagens por dia, sendo 118 somente para a linha da Cidade Universitária. O gerente garante que o número é suficiente para atender a necessidade, e que todos os motoristas são orientados a trafegar com o número limite de seis passageiros (sentados e em pé) por metro quadrado.

“Nós tentamos cumprir a lei, porém é quase impossível impedir que as pessoas embarquem e isso acaba gerando superlotação. Tem gente que deixa para pegar sempre o último horário, ou às vezes não quer esperar por cinco, dez minutos até a chegada de outro veículo. Não podemos interferir na vida pessoas exigindo que elas embarquem nesta ou naquela hora”.

Desde a segunda-feira (16), a linha “universitária” da empresa de transporte coletivo Medianeira, tem operado com algumas variações em Dourados.

Segundo o gerente da empresa, Marcelo Saccol, a medida foi tomada por conta do baixo fluxo de estudantes nesta época do ano.

“As principais instituições da cidade estão de férias ou em recesso. Por isso, não existe a necessidade de utilizar todos os ônibus como de costume”, explicou.

Ele lembra que os horários comerciais, noturnos e exclusivos para finais de semana e feriados, deverão continuar normalmente até o próximo dia 29.

“Na verdade, as linhas serão mantidas, com exceção dos veículos de reforço que são necessários devido ao grande número de estudantes. O objetivo é manter o serviço dentro da normalidade. Após o período de férias, tudo volta ao normal”, concluiu.

Horários voltam ao normal após o período de férias.(Foto: Dourados Agora)

Aluno fotografou um dos ônibus lotados. (Foto: Divulgação)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights