31.8 C
Dourados
terça-feira, 23 de abril de 2024

Médico espírita aborda “Ciência, mediunidade e doenças mentais”

- Publicidade -

13/04/2015 09h30 – Atualizado em 13/04/2015 09h30

Douradosagora

A Ciência, a mediunidade e as doenças mentais são assuntos que podem ser abordados e interligados a um mesmo tema, a cargo do professor de psiquiatria e médico psiquiatra e espírita, José Roberto Martinez. O evento será hoje, às 20h, no Teatro Municipal. Por um lado,a mediunidade, fenômeno humano natural e antigo, e de outro as duas modalidades de ciência, a materialista e a espiritualista, com os seus princípios teóricos explicativos acerca das doenças mentais em geral e da loucura em especial. Os assuntos serão abordados na ótica da Doutrina Espírita.

A mediunidade, segundo o palestrante, é um fenômeno natural e comum a todas as religiões e filosofias espiritualistas, mas pode ocorrer com todas as pessoas independentemente de crença, instrução, idade ou sexo. “Para a Filosofia científica e religiosa Espírita não há diferença entre os conceitos Mental,Espiritual, Psicológico ou Anímico, pois a parte do ser humano que pensa, sente, deseja e age não é corporal ou material. A Alma, Espírito, Psique ou Mente é imortal enquanto o Corpo é mortal. O que a ciência espiritualista está tentando provar cientificamente são as verdades eternas comuns a todas as religiões”, explicou o médico.

Na explanação, o médico espírita vai explicar que a Psicose ou loucura (esquizofrenia), de causa desconhecida pela ciência psiquiátrica materialista oficial, é uma doença espiritual e geralmente originada nas vidas passadas, com consequências psicológicas e corporais graves na vida atual. A Doutrina Espírita, segundo o palestrante, “acrescenta ao tratamento médico e medicamentos o tratamento espiritual espírita, baseado na transformação ética do caráter e na renúncia ao conflito gerado pelos maus pensamentos, sentimentos, desejos e ações”.

Na palestra, será destacado que, segundo o Espiritismo, as doenças mentais graves podem envolver a participação negativa de outras mentes, de pessoas encarnadas e desencarnadas, genericamente denominadas de obsessões, fascinações e subjugações. “Faremos uma correlação do tratamento espírita com os tratamentos psicológicos e médicos a partir das obras básicas da Filosofia científico-religiosa espírita, codificada pelo cientista, filósofo, religioso e pedagogo francês Allan Kardec”, disse o médico espírita Martinez.

Segundo ele, “os conceitos e fatos básicos da ciência espírita, inclusive os fenômenos mediúnicos, são pesquisados em vários países do mundo sob o nome de ‘Pesquisa em Ciência, Espiritualidade e Saúde’ sem preconceitos religiosos ou materialistas”, declarou o expositor.

O expositor vai destacar as constantes mudanças na ciência e no conceito de Verdade, pois o que é considerado verdade hoje pode ser modificado amanhã, parcial ou totalmente. “Há cientistas materialistas e espiritualistas nas várias áreas de pesquisa e a discordância é grande em quaisquer delas, principalmente na área psicológica. Enquanto uns tentam explicar a mente como produto do cérebro, outros, ao contrário, acreditam que o cérebro é um instrumento da mente ou Espírito, sem o poder de produzir pensamentos, sentimentos, desejos ou ações”, disse o médico psiquiatra.

Amanhã, 14 de abril, é o último dia da 1a Semana Espírita e o palestrante é Sebastião Camargo, integrante da Radio Boa Nova e da TV Mundo Maior.

Semana Espírita

É realização do Centro Espirita Nosso Lar, em parceria com a Radio Portal da Luz e apoiado pelos Centros Espíritas Jesus de Nazaré, Portal da Luz, Francisco de Assis (MEFA), Instituto Social Amigos Fraternos, Centro Móveis Ltda, comercial Dourados e jornal O PROGRESSO.

Professor de psiquiatria e médico psiquiatra e espírita, José Roberto Martinez.

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights