27.1 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Medida pode extinguir presença de farmacêutico em drogarias

- Publicidade -

21/11/2014 10h14 – Atualizado em 21/11/2014 10h14

A categoria farmacêutica teve, em 2013, uma das mais importantes conquistas: a aprovação da Lei nº 13.021, que reconhece a presença obrigatória do profissional e transforma farmácias e drogarias em estabelecimentos de saúde. Contudo, neste ano os profissionais foram surpreendidos com a Medida Provisória nª 653 editada, que praticamente inviabiliza a aplicabilidade da Lei.

A edição da MP 653/2014, que desobriga a presença de um farmacêutico em pequenas farmácias e drogarias (caracterizadas como pequeno e micro empresa), tem gerado debates e protestos entre os profissionais do ramo. Para a professora do curso de Farmácia da Unigran, Fabiana Chagas Coelho, essa medida seria um retrocesso à profissão farmacêutica.

“Temos uma Lei aprovada, e essa medida iria gerar um grande conflito no mercado farmacêutico e à população. Pois a população, hoje em dia, vai até as drogarias e farmácias de manipulação a procura de um farmacêutico, sabendo que irá receber uma orientação mais segura em relação aos medicamentos, como administrar, se tem a interação com algum alimento, com algum outro medicamento”, afirma Fabiana Chaga.

Em diversas regiões do país, profissionais de Farmácia se manifestam contra a MP 653/2014. “Os Conselhos Federal e Regional buscam apoio em deputados estaduais e federais, para que se faça uma movimentação contra essa medida provisória. No sentido de que faça se respeitar a profissão farmacêutica, e tenha essa obrigatoriedade do profissional dentro das farmácias e drogarias”, menciona a professora.

O relatório final da MP nº 653 ainda não foi apresentado. A votação, que estava marcada para esta quarta-feira, 19, no Senado Federal foi adiada. O Fórum Nacional de Luta pela Valorização da Profissão Farmacêutica pede para que a mobilização nacional continue e reitera a importância de manter a categoria farmacêutica unida em prol da saúde e da segurança sanitária do povo brasileiro.

A estimativa é de que 60% da categoria atuam em farmácias e drogarias. Foto: Unigran/Assessoria

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights