21 C
Dourados
quarta-feira, 24 de abril de 2024

“Minha Aventura na Colonização do Oeste” será lançado nesta sexta-feira

- Publicidade -

24/04/2014 16h47 – Atualizado em 24/04/2014 16h47

A escritora Mazé Torquato Chotil lança nesta sexta-feira, dia 25, em Dourados, às 18h, no quiosque da Livraria Canto das Letras, no Shopping Avenida Center, o livro “Minha Aventura na Colonização do Oeste”.
Radicada em Paris há 29 anos, Mazé retorna a Mato Grosso do Sul para rever amigos e apresentar o seu mais novo livro, que retrata um histórico da Colônia Agrícola de Dourados (Cand).

Seu mais novo livro [está é a 4ª obra] narra uma história romanceada, tirada da experiência de seus pais quando vieram do Ceará em busca de terras para cultivar no então Mato Grosso. Depois de trabalhar num sítio em Itaporã, a família foi para uma área da Cand, localizada na “Sétima Linha”, município de Dourados, nos anos 1950.

E é a região da Grande Dourados o ambiente em que se desenrola boa parte da epopeia contida em “Minha Aventura na Colonização do Oeste”, especificamente décadas de 50 e 60, período em que a região era pouco habitada, desprovida de infraestrutura.

A obra é uma envolvente narrativa em linguagem simples e precisa, que contém uma emocionante história que começa com o sonho de progredir. O livro é, para a autora, uma homenagem a todos os nordestinos e os outros povos que vieram colonizar o sul do Mato Grosso.

A autora também já lançou, no final de 2012, “Lembranças de Um Sítio”, obra onde ela narra a sua vivência no sítio em Glória de Dourados, onde permaneceu até os seis anos de idade. Foi desta experiência de sua infância que ela extraiu a inspiração para criar a obra, que propõe uma viagem pelas memórias de uma menina que vê, com um olhar doce e poético, os acontecimentos cotidianos de sua vida em meio à natureza. São 12 estórias, enfeitadas pelas cores e personagens da pintora de naïf, Lourdes de Deus, que vive no Brasil.

A Autora

Brasileira, nascida num sítio na “Sétima Linha”, município de Glória de Dourados (Dourados, na época em que nasceu) é jornalista, pesquisadora, doutora em Ciências da Informação e da Comunicação pela Universidade de Paris VIII. É autora de “Lembranças do Sítio” “Minha Paris Brasileira” e “Ouvrière chez Bidermann: une histoire, des vies” (sobre a vida de operárias de uma empresa de confecções). Vive em Paris desde 1985, onde se casou com o poeta e compositor francês Bernard Chotil.

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Edital de balanço

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights