28.1 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

Moradores pedem coberturas em pontos de ônibus

- Publicidade -

12/08/2014 07h44 – Atualizado em 12/08/2014 07h44

Assegurar conforto aos usuários dos serviços de transporte coletivo da cidade é o objetivo do vereador Cido Medeiros (DEM),que fez indicação ao prefeito Murilo Zauith (PSB), com cópias ao secretário de Serviços Urbanos Márcio Katayama e ao diretor-presidente da Agetran Nelson Almirão, solicitando que determinem ao seu setor competente, estudos visando à implantação de cobertura em todos os pontos de ônibus do transporte coletivo urbano de Dourados.

“Imagine ter que esperar o ônibus sob o sol forte ou chuva e, ainda, sem banco para sentar”m questiona o vereador, completando que nos bairros de Dourados, a maior parte dos pontos de ônibus não possui cobertura, bancos e ainda foram instalados em calçadas tomados pelo mato.

Segundo Cido Medeiros, há casos em que os pontos atendem a mais de um bairro, como o Parque das Nações I e II e também o João Paulo II e na região da Vila São Brás. Nessas regiões, diz, quase não se encontra pontos com a devida cobertura para proteger o usuário das intempéries.

“Moradores, usuários do transporte coletivo, criticam veementemente a situação dos pontos, que não proporcionam conforto e comodidade. No sol quente ou na chuva, quem precisa do coletivo não tem opção, só resta esperar nesses pontos sem estrutura; um total desrespeito com a população”, cobra o vereador.
Cido lembra quem em 2011 o Departamento de Trânsito da prefeitura concluiu o mapeamento de todos os pontos de ônibus existentes em Dourados. Conforme o levantamento, são 645 locais de paradas de ônibus em toda a cidade. O objetivo do trabalho na época era adequar os pontos à Lei Municipal 3.439, que prevê a afixação do itinerário e horário em cada parada dos ônibus urbanos.

“O diretor do Departamento de Trânsito da época disse que a prefeitura iria aproveitar o mapeamento para detectar os pontos que necessitavam de cobertura ou mesmo de identificação para construir as coberturas; mas, infelizmente, até a presente data nada foi feito”, observou Cido Medeiros, lembrando que foi informado da existência de 227 pontos cobertos, 113 com os chamados pontaletes e 305 sem qualquer identificação.

“Só o usuário do dia a dia sabe que naquele local é parada de ônibus”.
O levantamento mostrou também que são 32 regiões atendidas por linhas do transporte coletivo em Dourados. O maior itinerário, dentro da cidade, é do Jóquei Clube, com 22,7 quilômetros, tendo como referência o Terminal de Transbordo. A maior, entre as que saem do perímetro urbano, é da Usina São Fernando, com 40,9 quilômetros.

Vereador Cido Medeiros acompanha moradores que aguardam o coletivo em ponto de ônibus da periferia de Dourados

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-