20.2 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

Negociação para quitação de dívidas pode aumentar as vendas neste natal

- Publicidade -

30/10/2014 13h20 – Atualizado em 30/10/2014 13h20

A proposta da CDL de Dourados é estimular o comerciante a oferecer descontos para o pagamento das dívidas e com isso, o consumidor voltará a ter crédito para o natal.

Jamilye Depieri

A negociação das dívidas, promovida todos os anos antes do natal pelos comerciários, pode ser uma alternativa para ‘desafogar’ o consumidor do endividamento e aumentar o número de vendas para este natal. No próximo dia 4, o Serviço de Proteção ao Crédito – SPC, deverá divulgar uma pesquisa da intenção de compras para o natal deste ano. O ano passado as vendas somaram em torno de 16,8 milhões de reais em Dourados.

De acordo com o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas, Cândido Gimenez, neste dia mundial do comércio, não há muito o que comemorar. “Os gastos da população com a copa do mundo, em todos os sentidos, prejudicou de fato as vendas para o comércio neste ano. A inadimplência em Dourados hoje é grande, principalmente porque os juros aumentaram e a inflação corrói o poder de compra do consumidor”, disse Cândido, lembrando que este ano, a estimativa de vendas é que não deve ultrapassar os 4%.

Ele explicou ao Douradosagora, que o uso do cartão de crédito, tem se tornado cada vez mais popular entre os brasileiros que buscam por comodidade e segurança na hora de fazer compras. No entanto, a maioria das pessoas desconhece o valor dos juros pagos quando atrasa o pagamento. “O ideal é negociar a dívida, fazendo de uma forma que as parcelas de pagamento estejam de acordo com o seu orçamento mensal, de maneira que se possa ir saldando sem maiores atropelos no caminho. O importante é ter um planejamento financeiro que permita a restauração da saúde financeira pessoal”, alertou o presidente da CDL.

Para ele, que também é um comerciante, existe sim uma expectativa de vendas. “Comparando com o ano passado, a busca e o movimento nas lojas, ainda é discreto. Como comerciante otimista, temos que buscar o consumidor, inovando e atraindo com promoções. Para este ano, não esperamos aumento nas vendas, precisamos apenas tentar equiparar ao ano passado, pois estamos trabalhando com uma economia retraída”, lembrou Cândido.

CAMPANHA CDL

A Câmara de Dirigentes Lojistas não deverá sortear um carro zero quilômetro este ano em Dourados. O ano passado, a campanha Natal Solidário, sorteou uma moto 0km e duas cotas de R$ 5 mil cada. Neste ano, de acordo com o presidente da Câmara, Cândido Gimenez, a maior dificuldade é recolher toda documentação exigida pela Caixa Econômica Federal.

“É uma tradição a gente realizar o sorteio de um carro ou uma moto. Este ano, a ideia seria o veículo, mas a papelada exigida pela Caixa é muito rigorosa. É preciso que mais de 120 lojistas assinem uma autorização esclarecendo que ele é solidário com a campanha da CDL nas premiações e ainda, enviar o balancete dos últimos três meses sobre o lucro da loja. Esses documentos são complicados para o comerciante estar informando”, disse.

Segundo ele, a CDL já busca uma outra alternativa para que a campanha continue chamando a atenção do consumidor e fazendo com que mais lojistas façam parte dela.

Enfeites de natal já começam a aparecer nas prateleiras das lojas em Dourados. Foto: Cido Costa

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-