25.6 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

No 1º dia de campanha, 16% das crianças tomaram vacina

- Publicidade -

10/11/2014 17h06 – Atualizado em 10/11/2014 17h06

No 1º dia de campanha, 16% das crianças tomaram vacina em Dourados

A meta é vacinar pelo menos 95% do público alvo até o final da campanha que vai até o dia 28 deste mês de novembro

A Prefeitura de Dourados aplicou 2.078 doses de vacina contra o sarampo e 2.431 contra a poliomielite no primeiro Dia “D” da Campanha Nacional de Vacinação contra estas doenças, realizado no sábado, dia 8. As ações de imunização continuam nas unidades básicas de saúde.

A meta é vacinar pelo menos 95% do público alvo até o final da campanha. Somente no sábado foi atingida 16,28% da meta de aplicação de doses contra o sarampo que é de 12 mil crianças e 16,65% da meta contra a poliomielite que é de 15 mil.

Os pais ou responsáveis que não levaram os filhos para tomar as doses da vacina no Dia “D” podem procurar a unidade básica de saúde mais próxima de casa para que estes sejam imunizados. Todos os postos estão oferecendo as doses em horário habitual de funcionamento, das 8h às 11h e das 13h às 17h. Outro Dia “D” está marcado para o dia 22 e a campanha só encerra no dia 28 deste mês de novembro.

As faixas etárias em que devem ser aplicadas as doses das duas vacinas são parecidas, por isso a campanha acontece simultaneamente. A vacina contra a paralisia infantil é aplicada em todas as crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade e a vacina tríplice viral para imunizar contra o sarampo nas crianças de 1 ano a menores de 5 anos.

O Brasil está livre do polivírus desde 1990, mas as ações devem ser mantidas até que aconteça a certificação mundial da erradicação deste agente infeccioso. Este ano é o 35º de Campanhas Nacionais de Vacinação contra a Poliomielite e o 25º sem a doença no Brasil.

As ações em campanha têm como objetivo manter elevada a cobertura vacinal contra a poliomielite de forma homogênea em todos os municípios, visando evitar a reintrodução do vírus selvagem da poliomielite no país. Para isso, a população alvo deve ser vacinada indiscriminadamente.

Já com relação ao seguimento da campanha contra o Sarampo, o objetivo é resgatar os menores de cinco anos que ainda não foram vacinados contra a doença. A intenção é garantir a manutenção do estado de eliminação do sarampo e rubéola no país.

A. Frota Vacinação contra a poliomielite e sarampo atingiu milhares em Dourados no Dia “D”

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights