14 C
Dourados
sábado, 20 de abril de 2024

O nome oficial da cidade sempre foi Dourados

- Publicidade -

20/12/2014 11h11 – Atualizado em 20/12/2014 11h11

Carlos Magno Mieres Amarilha*

No final do século XIX e início do século XX a região onde se localiza a cidade de Dourados pertencia ao município de Nioaque e por ser muito extenso em termos de território, o município possuía distritos policiais distribuídos em sua jurisdição, sobretudo em áreas com significativa concentração de indivíduos.

Desde o final do século XIX, este território era considerado como terras devolutas e praticamente todo o sul de MS era cedido para a Companhia Mate Laranjeira extrair a Erva Mate. Como já existiam muitas fazendas em áreas de atuação e controle da Companhia Mate Laranjeira, houve a necessidade de criar um Distrito Policial que representasse nesta região o município de Nioaque.

Uma dessas áreas, localizada nas proximidades do Rio dos Dourados, cerca de dezesseis quilômetros, recebeu o mesmo nome do Rio originando assim, o Distrito Policial de Dourados.

Existem algumas controvérsias sobre o nome atribuído ao lugar em que se forma o povoado. Ercília de Oliveira Pompeu afirma em sua Monografia do Município de Dourados de 1965 e publicada em 2014 que o primeiro nome da cidade foi “Patrimônio das Três Padroeiras”, em homenagem a Imaculada Conceição, Santa Rita e Santa Catarina. (Pompeu, 2014, p. 19-20). Segundo Capilé e outros, o primeiro nome foi São João Batista de Dourados.

“Todos foram grandes colaboradores da instalação do povoado, que recebeu de início, o nome de São João Batista de Dourados, topônimo, pela sua aproximação, do rio de igual nome. Mais tarde, por força da designação popular, passou a chamar-se Patrimônio de Dourados”. (Capilé e outros, 1995, p. 12, grifo meu).

Alguns livros e revistas publicam que a cidade de Dourados originalmente era denominado de São João Batista de Dourados e no ano de 1900 criou-se por meio de decreto do governo estadual a Paróquia de Dourados. Não é correta esta informação. Por exemplo, a Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, do Instituto Brasileiro de Geográfia e Estastística (IBGE) do ano de 1958, na página 94, registra a formação da cidade de Dourados, assim:

“O povoado, que então se formava, recebeu a denominação de São João Batista de Dourados, topônimo esse consequente de sua proximidade com o rio Dourados. Tão franco foi o seu progresso e tão promissoras as suas possibilidades que, já em 1900, a Resolução esta¬dual n.° 255, de 10 de abril, criava no Município de Ponta Porã a paróquia de Dourados, ex-povoação de São João Batista de Dourados”. (IBGE, 1958, p. 94, grifos meus).

Por muito tempo foi divulgado por meio desta fonte e reproduzido por inúmeros autores que Dourados foi uma Paróquia de Ponta Porã, o que não uma é realidade, Ponta Porã só se torna município em 1912. O documento oficial é a resolução n.º 255 de 10 de abril de 1900, assinado pelo governador João Paes de Barros, assim publicado:

“Art. 2°- Ficam igualmente creadas as paróchias de Ponta Porã e Bella Vista, desannexadas da de Nioac, comprehendendo a primeira os limites dos distritos policiaes de Dourados e Ponta Porã, e a segunda, os do distrito policial do mesmo nome”. (Decreto n.° 255, 10/04/1900).

Importante ressaltar que a Resolução n.º 255, cria duas paróquias (Ponta Porã e Bela Vista) e utiliza o Distrito Policial de Dourados para delimitar a de Ponta Porã. Ou seja, não cria Paróquia de Dourados e nem cita São João Batista de Dourados, mas até o tempo presente é o documento oficial mais antigo divulgado em que se faz uma referência oficial sobre a cidade de Dourados, já que faz uma menção de um ponto que é o Distrito Policial de Dourados.

Conforme analisa Souza, em documentos oficiais, resoluções, leis, atas, decretos, não há “provas” comprobatórias até o tempo presente ou fontes oficiais de que Dourados foi Paróquia de Ponta Porã e o seu primeiro nome tivesse sido São João Batista de Dourados. Também nenhum documento oficial que comprove que Dourados tenha sido chamada de Três Padroeiras. (cf. Souza, 2003, p. 9).

Tudo indica que o lugar escolhido para a efetivação do Distrito Policial de Dourados, no final do século XIX, em um ponto que já havia uma aglomeração de pessoas e um lugar de encontro dos fazendeiros e dos agregados da região. E que o nome denominado e escolhido foi o mesmo do Rio dos Dourados. Em documentos oficiais do século XX a sede do Distrito Policial de Dourados é chamada de “Patrimônio do Dourados” e por meio da Lei nº 658, de 15 de junho de 1914, torna-se oficialmente Distrito de Paz de Dourados, pertencente ao município de Ponta Porã e por meio do decreto estadual n.º 30 tem o seu nome definitivo como sendo município de Dourados, em 20 de dezembro de 1935.

  • Carlos Magno Mieres Amarilha. Historiador. Presidente da Comissão de Revisão Histórica de Dourados.

FONTES CITADAS:

AMARILHA, Carlos Magno Mieres. Como nasce a cidade de Dourados. Jornal O Progresso, 20/12/13.
CAPILÉ JUNIOR, João A .; CAPILÉ, Júlio.; CRUZ E SOUZA, M. L. História, fatos e coisas douradenses. Dourados: s. e., 1995. 394p.

Enciclopédia dos Municípios Brasileiros. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Geográfia e Estastística (IBGE). 1958.

GRESSLER, Lori Alice; SWENSSON, Lauro Joppert. Aspectos históricos do povoamento e da colonização do Estado de Mato Grosso do Sul: destaque especial ao município de Dourados. Dourados: [s.n.], 1988.

POMPEU, Ercília de Oliveira. Monografia do Município de Dourados. Dourados: Comissão de Revisão Histórica de Dourados. 2014.

SOUZA, Rozemar Mattos. Dourados – seus Pioneiros, sua História – Centro Cívico Histórico-Cultural 20 de Dezembro. 2003. p. 282.

Dourados compelata hoje 79 anosFoto: Franz Mendes

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights