21 C
Dourados
quarta-feira, 24 de abril de 2024

‘O Progresso’ nas mãos dos Torres e Amaral

- Publicidade -

22/04/2014 08h05 – Atualizado em 22/04/2014 08h05

O jornal O PROGRESSO, em seus 64 anos de história, sempre foi um veículo de comunicação que ficou nas mãos da mesma família. O sonho começou com o advogado José dos Passos Rangel Torres, em 1920, na cidade de Ponta Porã. Após sete anos, o advogado teve que interromper a veiculação do jornal depois de ser nomeado Promotor da Comarca no município.

Após 24 anos, sem nenhuma edição veiculada, a paixão pelo O PROGRESSO renasceu no coração de Weimar Gonçalves Torres, filho do criador do jornal. Em 1951, Dourados recebe seu primeiro veículo de comunicação. No mesmo ano, Weimar casa-se com Adiles do Amaral, filha de Vlademiro Muller do Amaral, outras duas personagens importantes na história do jornal.

Weimar era advogado, jornalista e poeta e tinha grande sentimento político. Em 1950, foi eleito vereador à Câmara de Dourados. Candidato a Deputado Estadual, em 1959, exerceu o mandato por três meses, como suplente. Neste mesmo período, foi Promotor Público de Justiça na Comarca de Dourados.

Em 1966, conseguiu realizar a aspiração máxima de sua vida pública, elegendo-se Deputado Federal. O sonho era organizar uma Fundação para distribuir bolsas de estudos aos estudantes pobres. Mas, quando regressava de Brasília, em 14 de setembro de 1969, morre vítima de um desastre de avião, na cidade de Londrina (PR).

Após a morte do genro, o agrimensor que ajudou na organização do traçado da cidade, Vlademiro Mülller do Amaral, e que já atuava como sócio do jornal desde 1966, passou a gerenciar o veículo de comunicação, mantendo a mesma postura de Weimar.

Depois de 16 anos à frente do O PROGRESSO, Vlademiro morre, Adiles assume o comando da empresa e também passa a cuidar da mãe, Theodolinda. A partir de 1985, começa a assinar como diretora-presidente, com o apoio das filhas June, diretora executiva e Blanche Torres, diretora-superintendente deste matutino.

June, Adiles, Blanche, Weimar  (in memorian) e Weimar Jr (in memorian)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Edital de balanço

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights