24.9 C
Dourados
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Pastor Jeovah Alves da Silva completa 50 anos de ministério

- Publicidade -

17/07/2014 09h05 – Atualizado em 17/07/2014 09h05

A maior obra de Jeovah é o templo-sede da Igreja em Dourados, à Rua Cuiabá, 1.390

Douradosagora

O pastor Jeovah Alves da Silva, completou, ontem, 50 anos de ministério, como pastor presidente da Igreja Assembleia de Deus em Dourados. Pastor Jeovah entregou o talento e a vida a serviço da fé, assumiu a presidência da igreja numa época em que enfrentou muitas dificuldades na evangelização de Dourados e região, pois a igreja não tinha muitos recursos, eram poucos membros e congregados, a cidade e região não tinham asfalto, não dispunha de tantos meios de comunicação, tendo que deslocar muitas vezes a pé, de animal, de bicicleta para evangelizar e atender às igrejas.

Pastor Jeovah é um dos poucos pastores veteranos da Assembleia de Deus em atividade no Brasil. Ele inspirou muitas pessoas no ministério pastoral, e que estão hoje, Brasil afora e até no exterior.

Em 7 de março de 1962, por ocasião da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil, na cidade de Indaiatuba (SP), ele foi consagrado ao pastorado. Posteriormente, ainda na cidade de Ourinhos (SP), veio a ocupar a presidência da Igreja Assembleia de Deus, onde fixou residência por aproximadamente seis anos.

A direção da Igreja Assembleia de Deus, no bairro Belenzinho, na cidade de São Paulo, ao qual é vinculado, transferiu-o para a cidade de Dourados, na época, Estado de Mato Grosso, onde, em 16 de julho de 1964, assumiu como pastor presidente a direção da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Dourados e igrejas afiliadas nos municípios de Naviraí, Juti, Caarapó, Itaporã e Douradina.

Biografia

Pastor Jeovah Alves da Silva nasceu no dia 5 de setembro de 1932, na cidade de Cachoeira, Estado da Bahia. Em 1947, aos 15 anos de idade, se converteu ao cristianismo, na Igreja Assembléia de Deus, e foi batizado nas águas no dia 25 de janeiro de 1948, na cidade de Cachoeira, iniciando assim os primeiros passos como cooperador na obra de Deus.

No dia 25 de janeiro de 1951, migrou para o Estado de São Paulo, fixando residência na cidade de Presidente Prudente, onde logo conseguiu emprego, graduou-se profissionalmente como gerente comercial e também começou a trabalhar na seara do Mestre Jesus. Nesta época, conheceu a jovem Maria Cícera Santos, procedente do Estado de Alagoas, com a qual se casou no dia 9 de outubro de 1954, com quem teve 6 filhas. Na cidade de Presidente Prudente assumiu funções de responsabilidades na igreja, tendo ocupado, sob a liderança do pastor Delfino Brunelli, o cargo de tesoureiro.

Em 1964, quando Pastor Jeovah chegou a Dourados, a Igreja Assembléia de Deus em Dourados, possuía, na área urbana somente o templo sede, situado à Rua Albino Torraca, nº 704, e um salão de madeira localizado à Rua Pedro Celestino, onde eram realizados cultos e também funcionava uma escola de ensino primário. Na circunscrição regional, possuía templos em Itaporã, Naviraí, Caarapó, Douradina, Vila Vargas e Barreirinho, próximo a Indápolis, a maior parte deles construções simples de madeira.

De 1964 até hoje, foram implantadas por pastor Jeovah dezenas de templos em Dourados e nos distritos de Dourados: Panambi, Vila São Pedro, Vila Vargas, Vila Formosa, Macaúba, Indápolis e Barreirinho, e nas localidades de Douradina, Cruzaltina, Bocajá, Itaporã, Montese, Santa Terezinha, Piraporã, Pedra Bonita, Cohab, Caarapó, Nova América, Cristalina, Vila Planalto; Juti, Fazenda Piquenique, Assentamento Guanabara, Naviraí, João de Barro, Jardim Progresso, Paraíso e Porto Caiuá.

A obra de maior vulto foi à construção do templo-sede da Igreja em Dourados, situado a Rua Cuiabá, 1.390, Centro, inaugurado em 15 de julho de 1990, com capacidade para 1.500 pessoas sentadas, além dos muitos templos de madeira que foram substituídos por construções amplas e modernas de alvenaria, e vários novos templos estão sendo construídos. Poeta e compositor, o Pastor Jeovah é autor de dezenas de hinos religiosos e da música dos hinos oficiais dos municípios de Caarapó e Naviraí.

Na igreja tem incentivado a arte da música e do canto coral, com a criação de novas orquestras e bandas, estabelecendo cursos para a preparação de novos músicos, adquirindo novos instrumentos e direcionando as atividades das bandas de música nas diversas atuações da igreja e em solenidades cívicas. Em 1984 teve importante iniciativa de organizar o Núcleo 322 da Escola de Educação Teológica das Assembléias de Deus (EETAD), com sede em Campinas (SP), que se encontra em plena atividade, onde muitos obreiros têm concluído o curso básico de teologia.

Pastor Jeovah como homem que valoriza o conhecimento tem tomado iniciativas que incentivam o aprendizado, preparando novos ensinadores da palavra de Deus e aperfeiçoando os que já estão envolvidos na atividade do ensino. Fato comprovado desde os primeiros anos de sua chegada a Dourados, com a construção do novo prédio da Escola da Assembléia de Deus, atualmente Escola Estadual Pastor Daniel Berg, que por aproximadamente 20 anos funcionou em prédio da própria Igreja, conhecido como Templo Escola.

Sob orientação do Pastor Jeovah, o trabalho interno da igreja, é estruturado de forma a atender não somente aos fiéis, mas também à comunidade. Sempre voltado ao apoio espiritual, moral, social e educacional das pessoas, tem contribuído grandemente para uma sociedade mais justa, correta e moldada nos princípios doutrinários bíblicos.

Pastor Jeovah é presidente da Assembleia de Deus em Dourados. (Foto: Arquivo)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights