30.8 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Peruca solidária doa cabelo para pessoas com câncer

- Publicidade -

11/04/2014 07h52 – Atualizado em 11/04/2014 07h52

De Dourados

A campanha “Cabelegria” começou em Dourados com a doação de 2 metros de cabelo. Os fios estão sendo encaminhados para crianças e mulheres com câncer, ou em fase de tratamento quimioterápico em São Paulo. As doações começaram depois que as amigas Emilene dos Reis Servilha de Paula e Alessandra Oliveira viram a divulgação em um programa de televisão, há menos de 30 dias. Assim como na campanha a nível nacional, o movimento em Dourados também começou nas redes sociais.

De acordo com Emilene, logo nos primeiros dias já apareceram pessoas interessadas em doar. Ela e a amiga Alessandra começaram a encaminhar os fios para o Cabelegria. A primeira em doar em Dourados foi Emilene. Ela contou que cortou 45 centímetros do cabelo há algum tempo e que deixou guardado. “Eu tentei vender mas como me ofereceram pouco resolvi deixar guardado. Até que assisti uma reportagem na televisão e me sensibilizei. Encaminhei os fios para a campanha. Depois disso postei no meu facebook e começou a surgir uma rede em Dourados”, conta.

A campanha sensibilizou mãe e filha que também cortaram o cabelo para doar aos pacientes. a administradora Alessandra Oliveira diz que também foi sensibilizada com a campanha através de divulgação na TV. “Fato que me chamou a atenção é que a minha filha de sete anos que adorava o comprimento do cabelo também quis doar quando ficou sabendo que era para crianças. Ela raspou metade do cabelo para doar e adorou o novo visual moderno que ganhou”, destaca.

Projeto

O projeto voluntário arrecada cabelos para a produção de perucas. Depois de prontas, as perucas são encaminhadas a crianças de todo o País. Qualquer tipo de cabelo, inclusive os que já receberam algum tratamento químico, pode ser doado.

O Cabelegria surgiu em outubro do ano passado, quando a designer Mariana Robrahn e a publicitária Mylene Duarte resolveram ajudar crianças que passavam pelo difícil momento da perda do cabelo. Mylene ficou sabendo de uma doação de uma amiga e decidiu fazer o mesmo. Como forma de convidar mais gente, criou junto com Mariana um evento no Facebook.

Depois de alguns dias, perceberam que muita gente gostou da ideia. Decidiram criar o projeto. Em menos de dois meses, o Cabelegria já era conhecido nacionalmente e muitas pessoas e empresas começaram a ajudar.
Uma delas, Andrea Lopes Cabelos, especializada em perucas, é a responsável pela confecção.
Gratuitamente, elas produzem as perucas e devolvem para o Cabelegria. Para a confecção de uma peruca, são necessárias 180 gramas de cabelo, aproximadamente, em torno de 10 centímetros. As perucas são distribuídas em todo o Brasil para entidades assistenciais ou diretamente para crianças.

Dificilmente somente uma doação é capaz de preencher uma peruca completa. Desta forma,a Cabelegria aguarda mais doações de cabelos semelhantes para poder completar o necessário. Por isso sempre precisamos de muitas doações

É possível solicitar perucas pelo e-mail [email protected]. Em Dourados a doação pode ser feita através do face: Mila Servilha

Nana Shara de Oliveira, de sete anos,  doou cabelos à Campanha. Foto: Divulgação

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-