27.1 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Praça Antonio João recebe dois projetos culturais no fim de semana

- Publicidade -

10/04/2014 15h15 – Atualizado em 10/04/2014 15h15

Com o objetivo de ocupar a Praça Antonio João, a Prefeitura de Dourados através da Secretaria de Cultura lançou dois novos projetos: o Palco da Cultura e o “Cinema na Praça”, uma extensão do Cineclube que já é desenvolvido pela UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).

“O prefeito Murilo determinou que fossem criados projetos culturais para desenvolvimento na Praça Antonio João. Nesta sexta-feira estamos dando início a este processo e, com certeza, ofereceremos produtos de alta qualidade para a nossa população”, explicou Carlos Fábio Selhorst dos Santos, secretário de Cultura.

PALCO DA CULTURA
O Palco da Cultura levará mensalmente à praça atividades diferenciadas. Nesta primeira apresentação a música instrumental terá destaque, com a banda Akijam, que tem feito sucesso com clássicos do jazz, bossa nova e MPB.

As demais apresentações contarão também com diversas ações no mesmo dia, como artes cênicas no coreto, um músico clássico solista na área dos pórticos, o varal de poesia e apresentação musical no palco principal, na concha acústica.

CINEMA NA PRAÇA
A Secretaria de Cultura e o projeto de extensão Cineclube UFGD firmaram um acordo de parceria que permitirá levar, dois sábados por mês, a programação de cinema que pretende oportunizar às pessoas o acesso a filmes não comerciais e de produção nacional, além de divulgar a cultura audiovisual e cinematográfica brasileira sob todas as formas.

O projeto é uma alternativa aos cinemas comerciais, que se caracterizam mais pelo entretenimento e pelas obras de Hollywood. “Somos o circuito alternativo e exibimos filmes nacionais, documentários, entre outras obras”, explicou o atual presidente do projeto de extensão Cineclube UFGD, Francisco Ferreira Vilela.

Carlos Fábio lembra que promover o cinema é assumir um papel importantíssimo perante a população. “Tanto a universidade quanto a Secretaria de Cultura tem essa responsabilidade. Atendendo uma orientação do prefeito Murilo, queremos permitir o acesso gratuito das pessoas e deixar que sejam transformadas pelo cinema”.

O primeiro filme desta parceria será exibido neste sábado, às 20h. Dirigido por Mauricio Farias, “O Coronel e o Lobisomem” é baseado no livro homônimo de José Candido de Carvalho.

O filme conta a história de Ponciano de Azeredo Furtado (Diogo Vilela), coronel de patente e fazendeiro por direito de herança, que luta contra Pernambuco Nogueira (Selton Melo), seu irmão de criação, para manter as terras da Fazenda Sobradinho e conquistar o coração da amada prima Esmeraldina (Ana Paula Arósio).

Para vencer essa batalha, que ele mesmo conta, Ponciano enfrenta feras enormes, experimenta a vida boêmia na cidade, combate agiotas e gatunos, apaixona donzelas ansiosas e, por fim, usa toda a sua artimanha para desencantar assombrações.

Com o objetivo de ocupar a Praça Antonio João, a Prefeitura de Dourados através da Secretaria de Cultura lançou dois novos projetos: o Palco da Cultura e o “Cinema na Praça”, uma extensão do Cineclube que já é desenvolvido pela UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). “O prefeito Murilo determinou que fossem criados projetos culturais para desenvolvimento na Praça Antonio João. Nesta sexta-feira estamos dando início a este processo e, com certeza, ofereceremos produtos de alta qualidade para a nossa população”, explicou Carlos Fábio Selhorst dos Santos, secretário de Cultura. PALCO DA CULTURAO Palco da Cultura levará mensalmente à praça atividades diferenciadas. Nesta primeira apresentação a música instrumental terá destaque, com a banda Akijam, que tem feito sucesso com clássicos do jazz, bossa nova e MPB. As demais apresentações contarão também com diversas ações no mesmo dia, como artes cênicas no coreto, um músico clássico solista na área dos pórticos, o varal de poesia e apresentação musical no palco principal, na concha acústica. CINEMA NA PRAÇAA Secretaria de Cultura e o projeto de extensão Cineclube UFGD firmaram um acordo de parceria que permitirá levar, dois sábados por mês, a programação de cinema que pretende oportunizar às pessoas o acesso a filmes não comerciais e de produção nacional, além de divulgar a cultura audiovisual e cinematográfica brasileira sob todas as formas. O projeto é uma alternativa aos cinemas comerciais, que se caracterizam mais pelo entretenimento e pelas obras de Hollywood. “Somos o circuito alternativo e exibimos filmes nacionais, documentários, entre outras obras”, explicou o atual presidente do projeto de extensão Cineclube UFGD, Francisco Ferreira Vilela. Carlos Fábio lembra que promover o cinema é assumir um papel importantíssimo perante a população. “Tanto a universidade quanto a Secretaria de Cultura tem essa responsabilidade. Atendendo uma orientação do prefeito Murilo, queremos permitir o acesso gratuito das pessoas e deixar que sejam transformadas pelo cinema”. O primeiro filme desta parceria será exibido neste sábado, às 20h. Dirigido por Mauricio Farias, “O Coronel e o Lobisomem” é baseado no livro homônimo de José Candido de Carvalho. O filme conta a história de Ponciano de Azeredo Furtado (Diogo Vilela), coronel de patente e fazendeiro por direito de herança, que luta contra Pernambuco Nogueira (Selton Melo), seu irmão de criação, para manter as terras da Fazenda Sobradinho e conquistar o coração da amada prima Esmeraldina (Ana Paula Arósio).Foto: A. frota Para vencer essa batalha, que ele mesmo conta, Ponciano enfrenta feras enormes, experimenta a vida boêmia na cidade, combate agiotas e gatunos, apaixona donzelas ansiosas e, por fim, usa toda a sua artimanha para desencantar assombrações.

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights