26.5 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Preço de material escolar varia até 1.200% em Dourados

- Publicidade -

16/01/2015 08h56 – Atualizado em 16/01/2015 08h56

Douradosagora

A Prefeitura de Dourados, através do Procon, divulga pesquisa de material escolar para o ano letivo 2015. A pesquisa de material escolar, que não leva em conta a qualidade, foi realizada pelo setor de Fiscalização/Pesquisa do órgão de proteção ao consumidor, no dia 15 de janeiro deste ano e envolveu oito estabelecimentos comerciais.

Foram pesquisados 74 itens e algumas das maiores diferenças de preço encontradas foram de 1.150,00% no papel almaço com ou sem pauta e no dicionário Inglês/Português e Espanhol.

O fichário sem divisória apresentou diferença de preço de 1.202,61%; caderno de caligrafia brochura (48 folhas), 871,43%

Em relação a pesquisa realizada no dia 7 de janeiro, houve pequena queda de preço (-0,7%) no geral e um estabelecimento apresentou alta de preços( 9%), três apresentaram queda (14% e 1%) e quatro estabelecimentos permaneceram com o mesmos preços.

Esta pesquisa tem como principal objetivo fornecer ao consumidor uma amostra das diferenças de preços que ele pode encontrar no mercado de material escolar, chamando a atenção para a necessidade da comparação antes da compra.

Os preços dos produtos podem ter variações consideráveis de um estabelecimento para outro, inclusive por ocasião de descontos especiais, promoções e principalmente diferença de marcas. Por isso, o consumidor deve fazer uma pesquisa em vários estabelecimentos, negociar descontos e prazos para pagamento. A compra em conjunto pode facilitar as negociações.

Para garantir o orçamento doméstico no início do ano, já bastante comprometido com as faturas de compras do final do ano passado e de impostos e taxas para o ano vigente, é fundamental racionalizar a compra de material escolar, buscando aproveitar materiais utilizados no ano anterior, que estejam em boas condições de uso. Outra dica importante é promover e participar da troca de livros didáticos entre alunos que cursam séries diferentes.

Na busca pelo menor preço é importante que o consumidor não se esqueça de atentar pela qualidade e procedências dos produtos, evitando ter de efetuar novamente compras de materiais que deveriam durar ao menos até o final do ano letivo.


Procon levou o preço de 74 itens sem levar em conta a qualidade dos materiais

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-