22.5 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

Prefeitura de Dourados já realizou 132 mil consultas de saúde em 2014

- Publicidade -

24/07/2014 16h43 – Atualizado em 24/07/2014 16h43

Assessoria

A rede pública de saúde mantida pela Prefeitura de Dourados realizou 132.205 consultas médicas com clínicos gerais e especialistas somente nos primeiros cinco meses deste ano, conforme dados consolidados da Secretaria de Saúde. A média é de 29,8 mil consultas médicas por mês.

Parte deste quantitativo foi feita na Atenção Básica, através das unidades de saúde da família. Estes postos oferecem o primeiro atendimento ao paciente, feito por médico clínico geral.

Para ter acesso a este profissional, é necessário que o paciente procure a unidade básica de saúde mais próxima de casa para realizar o agendamento da consulta, feito a qualquer momento dentro do horário de funcionamento que é das 7h às 13h e das 13h às 17h. A fila para consultas agendadas segue o atendimento prioritário previsto em lei e a urgência do caso.

“Hoje não temos mais falta de médicos na rede básica de saúde de Dourados, isso é muito importante, porque dá a garantia à população de que ela vai ser atendida e com qualidade”, afirmou o secretário de Saúde Sebastião Nogueira.

O município de Dourados recebeu até o momento 21 profissionais do programa Mais Médicos, a maioria ingressou este ano na rede pública de saúde. Além disso, há constante contratação de médicos formados no Brasil para suprir a demanda das unidades básicas de saúde.

Os médicos que fazem parte das equipes de saúde da família ainda têm o importante papel nas ações de prevenção a doenças, desenvolvidas nos bairros em que estão inseridos, já que este é um dos propósitos da atenção básica. A prevenção e promoção à saúde para evitar que a população fique doente e tenha qualidade de vida, ao mesmo tempo em que desafoga os serviços de saúde, é também uma das bandeiras da administração do prefeito Murilo.

O clínico geral é ainda o médico responsável por averiguar se o tratamento pode ser feito com seu acompanhamento na unidade de saúde ou se o paciente necessita do atendimento de um especialista. O acesso ao especialista é feito somente através de encaminhamento do médico da unidade, que por sua vez inclui o pedido num sistema de regulação.

ESPECIALISTAS

A outra parte do quantitativo de consultas realizadas na rede pública de saúde de Dourados é justamente a feita por médicos especialistas, que vão desde cardiologias, pediatras, ginecologistas, entre muitas outras especialidades ofertadas.

Neste caso, os procedimentos são realizados na Clínica da Mulher, inaugurada recentemente pela prefeitura, e através de contratos firmados com o Hospital Universitário e o Hospital Evangélico. Todas estas instituições atendem via encaminhamento, ou seja, o paciente precisa ir primeiro ao posto de saúde.

“A administração do prefeito Murilo tem adotado as medidas possíveis e que cabem ao município, para que a população douradense seja atendida com qualidade. Temos mantido um quadro de médicos na rede básica de saúde e também buscado melhorar o acesso dos moradores aos médicos especialistas. Sabemos que a demanda é grande, mas, estamos buscando conquistas em todas as áreas”, destacou Sebastião Nogueira.

 Consultas médicas são realizadas na rede básica de saúde e com especialistas; 132 mil foram feitas nos cinco primeiros meses do anoCrédito: A. Frota

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-